terça-feira, 28 de junho de 2011

E é... Torneio Touchdown! Kickoff 2011

Enquanto os donos e os jogadores da NFL ainda estão discutindo quantos milhões de dólares ficam para quem e se fazem mesmo a temporada de 2011, os nossos times ABC Corsários, Botafogo Mamutes, Corinthians Steamrollers, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Palmeiras Locomotives, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Santos Tsunami, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, Vasco da Gama Patriotas, e o campeão de 2010 Vila Velha Tritões se preparam para o maior campeonato de futebol americano que já se fez no Brasil.
 
Com oito times em 2009, sete em 2010, este ano o Torneio Touchdown contará com 16 times, o que representa mais de 800 pessoas se dedicando ao esporte que poucos acreditavam que fosse decolar no país do futebol introduzido por Charles Miller em 1895. O futebol americano está crescendo rapidamente. Quem diria que em apenas em três anos tantos times estariam participando de campeonatos interestaduais estruturados?
 
A própria mídia já vai abandonando matérias comparativas (“E a bola é...oval!”) e se aprofundando neste jogo tão rico em estratégias e percebendo o que há além do dinâmico contato físico.
 
Times contam com torcidas, algumas vezes já organizadas. Nossos jogadores adoram o prestígio e o incentivo que recebem de um público cada vez maior e que cada vez se diverte mais com os nossos espetáculos esportivos.
 
4450 espectadores acompanharam no Estádio do Tupy em Vila Velha, ES, os jogos do Tritões em 2010. O time orgulhosamente os recompensou vencendo o campeonato num jogo histórico em Vila Belmiro, numa árdua disputa contra o Vasco da Gama Patriotas. Nada mais natural e adequado do que começar o campeonato este ano naquela cidade que tanto apóia o seu time e o futebol americano.
 
Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e Santa Catarina terão este ano a oportunidade de acompanhar os jogos destas 16 equipes que não medirão seus esforços físicos, táticos e financeiros para disputar jogos de qualidade que ofereçam entretenimento para o público. Serão 45 jogos até a final, 45 oportunidades de levar para milhares de pessoas a oportunidade de acompanhar ao vivo o que antes só se via pela televisão em partidas nos Estados Unidos.
 
Continuando com a mesma filosofia de imparcialidade, temos uma tabela que dá chances tanto para os times mais experientes como para os mais novos. Um formato novo, no qual nenhum confronto se repetirá na temporada na qual cada time jogará contra 5 adversários.
 
E certamente aprenderemos mais, como aprendemos nos 2 anos anteriores, fazendo com que o futebol americano cresça em qualidade e atraindo mais investimento para que os times possam crescer.
 
Ainda estamos longe de discussões entre organizadores e jogadores para a partilha de milhões de dólares, como na NFL, mas a popularidade do esporte tende à crescer mais rapidamente do que se poderia imaginar.
 
Como disse Bill LeMonnier em Guarulhos este mês: “O futebol americano é o mais complexo dos esportes”. E por ser o mais complexo, é rico. E muito divertido!
 
André José Adler
O novo site do Touchdown já está no ar, vale a pena conferir. 
http://www.touchdown.net/site/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário