segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Palavras do Presidente da LBFA

Chegamos ao final da Temporada 2011 da Liga Brasileira de Futebol Americano e a vitória do Fluminense Imperadores sobre o Coritiba Crocodiles por 14 a 7 na tarde desse Sábado no Couto Pereira com 7 mil pessoas foi a “cereja no bolo”.
O Brasil Bowl 2011 marca também o final da LBFA. Foram dois anos de muito trabalho, de alegrias e tristezas, de erros e acertos e, principalmente, de muito aprendizado.
Em 2012 o Futebol Americano no Brasil viverá uma nova fase, com uma única entidade envolvida na sua gestão nacional. Será um passo importantíssimo para o esporte, contar com uma AFAB forte, atuante e trabalhando em conjunto com as equipes e com as entidades estaduais.
Encerro o meu trabalho a frente da LBFA com a sensação de dever cumprido. Certamente há várias coisas que poderíamos ter feito diferente, ou simplesmente não fizemos. Para isso, fica o aprendizado.
Nesse momento de alegria, eu quero destacar quem nos ajudou nesses dois anos, quero deixar meu muito obrigado…
Ao Mário Lewandoswki, que foi um dos fundadores da LBFA, que sempre nos apoiou e que, entre outras coisas, gentilmente nos ajudou com um endereço para o funcionamento da LBFA em São Paulo.
Ao Flávio “Skin” Cardia, que foi meu “fiel escudeiro” na Temporada 2010, a quem admiro pela capacidade de realização e pela dedicação ao esporte. O Flávio foi fundamental na realização da Temporada 2010 e na construção da Temporada 2011. E que siga com o trabalho de sucesso à frente da AFAB.
Ao Fernando Boing, tesoureiro em 2010 e secretário em 2011, a quem admiro pela maneira direta com que sempre se posiciona e pela paixão com que defende o que acredita. O Boing ajudou sobremaneira a LBFA nas duas temporadas, botando a “mão na massa” sempre e ajudando a resolver algumas das situações mais difíceis pela qual a LBFA passou em 2010 e 2011.
Ao Fabiano Alves Passos, conselheiro da LBFA em 2010, que participou ativamente do início da LBFA e ajudou a construir a base das competições nacionais de Futebol Americano no Brasil.
Ao Rodrigo de Castro Proença, conselheiro da LBFA em 2010, a quem admiro pela sobriedade mesmo nos momentos mais difíceis. O Proença me ajudou muito com seus conselhos, críticas e sugestões e, principalmente, pela maneira imparcial com que posicionou nos dois anos.
Ao Glauco Luis de Camargo Paes, conselheiro da LBFA em 2010, que trouxe a paixão que nutre pelo Sorocaba Vipers e a usou a serviço da LBFA na Temporada 2010.
Ao Democlydes Carvalho, que assumiu a função de tesoureiro e Diretor de Esportes da LBFA em 2011, a quem admiro pela integridade e pela capacidade de realização. O Dino foi fundamental na elaboração da tabela e do orçamento de 2011 e ajudou a resolver várias questões fundamentais nessa temporada.
Ao Gustavo Weiss, que assumiu a função de Diretor Administrativo da LBFA em 2011, a quem admiro pela humildade, pelo desejo de aprender e pela maneira isenta com que se posiciona. O Cóia trabalhou forte nos bastidores da LBFA e ajudou a resolver problemas importantes na temporada 2011.
Ao Leandro Maltez, conselheiro da LBFA em 2011, que participou ativamente da Temporada 2011 e nos ajudou levantando questões importantes durante a competição.
Ao Romenito Siewerdt, presidente do Conselho Disciplinar da LBFA, a quem admiro pela isenção com que tratou todos os casos e pela maneira harmoniosa de se posicionar mesmo sobre pressão. Coube ao Romenito, com a ajuda dos demais membros do Conselho Disciplinar, tratar casos complicados ao longo das duas temporadas e não termos nenhum caso que extrapolou a esfera do Conselho mostra que o trabalho foi bem feito.
A Andréa Fagundes, que deu apoio administrativo a LBFA, a quem admiro pela capacidade de realização e pela paixão no que faz. O trabalho semanal e bem feito da Andréa garantiu, por exemplo, que a documentação necessária chegasse perfeita às mãos dos responsáveis em todas as nossas partidas.
Ao Silvio Santos Júnior, que escreveu o Guia do Torcedor da LBFA em 2010, a quem admiro pelo espírito empreendedor, pela paixão no que faz e pelo amor ao esporte. O Silvio também foi um conselheiro pessoal fundamental ao longo desses dois anos e abriu portas do BANDSPORTS para a LBFA.
Ao Ricardo Trigo e a Susy Nomura, que assumiram e cumpriram o desafio de organizar o Brasil Bowl 2010. Eu admiro a paixão e a capacidade de realização que o casal demonstra à frente do projeto do Corinthians Steamrollers. O trabalho dos dois foi fundamental para a realização da final da Temporada 2010 da LBFA.
Ao Diógenes Sena e ao Piramon Araújo, jogadores de Arsenal e Crocodiles, que me ajudaram com a dura tarefa de edição dos vídeos das partidas da Temporada 2011 da LBFA.
Ao Carlos Eduardo Duarte de Souza, mais conhecido como Duda Duarte, a quem admiro pela energia que coloca nas coisas que faz e pelo grande conhecimento de Futebol Americano. O Duda foi um entusiasta de primeira hora da LBFA, também ajudou na divulgação com o programa Bastidores da Liga e foi o narrador do Brasil Bowl 2010.
Ao Everaldo Marques, narrador da ESPN, a quem admiro pela qualidade do trabalho, pela humildade e pelo apoio que dá ao Futebol Americano no Brasil. A LBFA sempre foi muito bem recebida pela ESPN e devemos isso ao apoio do Everaldo. E também nos brindou com sua presença e narração no Brasil Bowl 2010, momento que ficará para sempre marcado na memória de quem teve o privilégio de acompanhar.
Ao Júnior Soares Martins, que escreveu vários artigos para o site da LBFA, a quem admiro pelo belo trabalho que está desenvolvendo na cobertura do Futebol Americano nacional.
Ao Daniel Miura, que ajudou na produção das matérias da LBFA, a quem admiro pela capacidade jornalística e de articulação que possui. O Miura me ajudou muito nas ideias inicias da LBFA e é sempre uma aula conversar sobre projetos com ele.
Ao Danilo Muller, que foi o principal autor das matérias da LBFA, além de ser o criador do site da LBFA. Admiro muito o Danilo pela simpatia, humildade e qualidade do seu trabalho. Seu papel à frente da produção de material para a LBFA foi fundamental para as duas temporadas. Profundo conhecedor de Futebol Americano, também foi o comentarista da transmissão do Brasil Bowl 2010 e do Brasil Bowl 2011. A Seleção Brasileira está em boas mãos!
Ao Wyllian Dom Soppa, jogador do Brown Spiders, narrador competente e que foi o narrador do Brasil Bowl 2011. Tive o prazer de ser entrevistado pelo Dom antes do Brasil Bowl e foi uma experiência muito divertida.
Ao Gerard Kaghtazian Jr, que foi secretário e vice-presidente da LBFA, a quem admiro pela firmeza e clareza com que defende seus pontos de vista, e pela capacidade de gestão que demonstra à frente do Crocodiles. O Gerard foi um dos principais articuladores do sucesso da LBFA nas duas temporadas, participou ativamente na construção dos regulamentos e ainda, junto com seus companheiros de Crocodiles e com os parceiros do Coritiba Football, fizeram do Brasil Bowl 2011 um evento memorável e que nunca será esquecido na história do Futebol Americano no Brasil.
Ao Marcelo Sampaio, que foi o Diretor de Arbitragem da LBFA em 2011 e foi o responsável, pela LBFA, do Brasil Bowl 2011. Admiro o Marcelo pela qualidade do seu trabalho, tanto à frente dos assuntos de arbitragem quanto dos assuntos administrativos. Sua dedicação permitiu que o Brasil Bowl acontecesse. Marcelo, já lhe disse isso pessoalmente e repito em público: é muito bom trabalhar com pessoas competentes como você! Obrigado, de coração!
Aos árbitros Jean Pierre Coelho Soares, Thiago Francisco Zys, Felipe Gonçalves de Oliveira, Renato Orosco Brandi, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, o Miliko, e Pablo Dominguez, que representaram todos os árbitros brasileiros e sul-americanos na equipe comandada pelo Marcelo Sampaio que esteve à frente da arbitragem do Brasil Bowl 2011. E deram um show!
Ao Coritiba Foot Ball Club, na pessoa do seu Gerente de Marketing Oliver Seitz, que acreditou no Futebol Americano, cedeu o Couto Pereira para a realização do Brasil Bowl e permitiu que esse evento acontecesse com toda qualidade e, principalmente, com o excelente público presente, provando que eventos de Futebol Americano de grande porte são viáveis no Brasil.
Aos parceiros da LBFA, meu muito obrigado especial: ao Karl e a Geisa, da KG Esportes, ao Eduardo, da Fitness Online, ao Gustavo da Bruiser, ao Clayton, a Mariana e ao Terry, da Consult Languages, ao Cláudio da MID TV e ao Gustavo da FCS. Sem vocês o nosso trabalho não teria sido possível.
Por fim, agradeço as equipes que participaram dessas duas temporadas. Em 2010 a LBFA foi criada por Cuiabá Arsenal, Tubarões do Cerrado, São Paulo Storm, Fluminense Imperadores, Coritiba Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Sorocaba Vipers e Joinville Gladiators. Para a Temporada 2010 Minas Locomotiva, Corinthians Steamrollers, Brusque Admirals, Timbó Rhinos, Foz do Iguaçu Black Sharks e Porto Alegre Pumpkins se somaram às equipes fundadoras.
Em 2011 a temporada foi disputada por Cuiabá Arsenal, São Paulo Storm, Fluminense Imperadores, Coritiba Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Joinville Gladiators, Minas Locomotiva, Foz do Iguaçu Black Sharks, Porto Alegre Pumpkins, São José Istepôs, Santa Cruz do Sul Chacais e Spartans FA.
Sem a confiança e o trabalho dessas equipes, a LBFA não teria existido.
Também agradeço ao Marcelo Sampaio, ao Gustavo Weiss e ao Fernando Boing pelo trabalho à frente da RÁDIO LIGA, podcast semanal da LBFA que deixará saudades!
Mesmo correndo o risco de esquecer alguém, eu não poderia encerrar esse ciclo sem agradecer a todos aqueles que nos ajudaram. Foram dois anos de muitos desafios, muito trabalho e muita dedicação, minha e dessas pessoas. Novamente, meu muito obrigado!
E nos vemos pelos campos de Futebol Americano do Brasil em 2012.
Grande abraço,
Orlando Ferreira Júnior Presidente da LBFA
Imagem e fonte: http://www.lbfa.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário