quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nota Oficial da equipe Minas Locomotiva.


Belo Horizonte, 24 de Outubro de 2012

No dia 20/10/2012 estávamos preparados para sair de Belo Horizonte/MG rumo a Taubaté/SP para realização da partida Minas Locomotiva x São Paulo Storm pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano - AFAB, partida válida pelos playoffs regionais.

Contudo, não viajamos. A empresa que contratamos para realizar a viagem nos enviou um ônibus diferente daquele aprovado na semana anterior. Esse veículo não possuía os requisitos mínimos de segurança para realização da viagem. Nesse momento optamos pela segurança, integridade física e pela vida dos nossos atletas e cancelamos a viagem.

Entendemos que é de responsabilidade nossa checar o ônibus antes da viagem. O fizemos na semana anterior, antes do primeiro adiamento, e não poderíamos prever que a empresa contratada mandaria um carro diferente do previamente aprovado.

Imediatamente entramos em contato com o São Paulo Storm para informar do ocorrido, inicialmente através do seu Head Coach, Danilo Muller. Esse contato foi feito pelo Cristiano Amaral, um dos conselheiros do nosso time. Um pouco mais tarde, ainda na madrugada de sábado para domingo, um dos nossos diretores (Felipe Hadad) conversou diretamente, por telefone, com o presidente do São Paulo Storm (Bruno Ribeiro) e explicou a situação.

Desses contatos não tivemos nada diferente de: "Ok, entendemos. Vemos isso depois."
Com isso voltamos para casa, frustrados, mas tranquilos de que tentaríamos remarcar a partida. Por isso foi enorme a surpresa quando soubemos que o time do São Paulo Storm estava em campo, uniformizado e equipado no momento da partida. Com a arbitragem presente, preencheram e assinaram a súmula, sendo assim declarado WO.

Antes de prosseguir, gostaríamos de deixar claro que não queremos contestar o WO aqui. Esse momento já se foi. Na ocasião que optamos pela segurança dos nossos jogadores e cancelamos a viagem estávamos preparados para ceder o WO, caso não houvesse possibilidade da realização da partida, considerando que este seria um procedimento conforme o regulamento.

O problema em questão é que nos sentimos enganados, simples assim. Acreditamos que iríamos negociar a possibilidade de uma nova partida e em nenhum momento algum representante do São Paulo Storm disse que exigiriam o WO em campo no domingo.

Essa partida seria realizada neste domingo porque, na semana anterior, foi cancelada pelo São Paulo Storm devidos às fortes chuvas em São Paulo. O que aconteceria se o Minas Locomotiva alegasse impossibilidade de jogar no fim de semana do dia 21? Seria declarado WO a nosso favor? Contra? A tabela sofreria alterações para a realização da partida?

É realmente motivo de força maior não terem um campo disponível para jogo (mesmo sabendo da forte possibilidade de chuvas e de veto de uso do campo por parte de sua administração)? Mais do que a irresponsabilidade de uma prestadora de serviços ao enviar um ônibus sem condições de viagem?

Estabelecemos uma política de boa vizinhança, compreendemos a situação "imprevista" pela qual o time adversário passava e topamos a transferência da partida para semana seguinte. Em prol do desenvolvimento do futebol americano nacional, aceitamos o adiamento para fazer essa partida acontecer. Infelizmente,
quando fomos nós vítimas de algo que fugia ao nosso controle, a mesma cortesia não nos foi estendida.

Gostaria de retomar situação semelhante que ocorreu durante a fase regular do campeonato, o adiamento da nossa partida contra o Fluminense Imperadores. Novamente, não impusemos obstáculos por saber das dificuldades que nosso esporte enfrenta hoje. Ainda bancamos muito (pra não dizer tudo) do nosso próprio bolso e fazemos milagres acontecerem sem apoio externo.

A partida foi adiada e veio ocorrer somente duas semanas após a data inicial prevista. Mesmo com todas essas dificuldades, a partida foi realizada e a equipe do Fluminense saiu vitoriosa em campo.

Tivemos também a situação "mais polêmica" do campeonato até então, que foi a suspensão do jogo Serra Cabritos x Fluminense Imperadores. Durante todo o campeonato foram discutidas inúmeras opções para a realização da mesma e todas elas foram esgotadas antes de que, enfim, fosse decretado o WO. E ainda assim, essa partida não foi determinante para classificação de nenhuma das equipes.

Contudo, nesse fim de semana o mesmo não aconteceu conosco. Asseguramos aos nossos jogadores que não seria declarado WO no domingo, que todas as partes tinham sido devidamente informadas e que faríamos todo o possível para realização da partida. Nós estávamos dispostos a jogar por 3 semanas seguidas (melhor cenário possível, caso saíssemos vitoriosos contra o São Paulo Storm e Fluminense Imperadores) para que o cronograma do campeonato não sofresse maiores alterações.

Seremos (e já fomos) amplamente criticados, inclusive por nossos próprios jogadores, por termos "simplesmente" aceitado o cancelamento na semana passada. Mas, enquanto organização, não tínhamos porque não aceitar. Mantínhamos uma relação amistosa com a equipe do São Paulo Storm e queríamos, mais que tudo, estar em campo durante os playoffs de um torneio de nível nacional pela primeira vez.

Tivemos de lidar com jogadores que não estariam disponíveis na nova data, além do transtorno causado pelo jogo no domingo, mas nem por isso recusamos a atender a solicitação de adiamento.
Na segunda-feira, enfim, conseguimos nosso primeiro contato desde a madrugada de domingo com o São Paulo Storm. Este veio através de email formal no grupo da AFAB, oficializando o resultado de WO.

Apesar do WO ter sido acatado, foi informada a possibilidade de remarcação da partida, contanto que outras equipes não fossem prejudicadas pela mudança na tabela e que a equipe do Storm conseguisse um campo para realização da partida. Caso contrário esse resultado seria mantido. A confirmação deveria sair até as 14h do dia seguinte.

Teve início uma árdua negociação em busca da viabilização desse projeto, intermediada pelo presidente da AFAB, Flávio "Skin" Cardia. Mais uma vez, o Fluminense Imperadores participou das negociações e mostrou-se solícito e solidário à nossa causa, abrindo mão de uma possível semana de folga para que a partida fosse realizada no fim de semana do dia 27.

No dia seguinte, por volta do horário previsto chega a notícia que o Storm teria conseguido um campo. Respondemos "Vamos jogar". 
Nesse momento foi encaminhado um email para o grupo de arbitragem informando sobre a remarcação. E então veio a surpreendente resposta do São Paulo Storm, "sem definição ainda". Ficamos confusos. Tínhamos acabado de receber confirmação de campo e agora nada estava definido?

E mais uma vez, aguardamos. Porém, chega um momento que não podemos mais nos sujeitar dessa maneira e deixar nosso destino nas mãos dos outros. Considerando o que aconteceu no domingo, não tínhamos tantas esperanças de que poderíamos contar com a boa vontade do adversário para realização da partida, que até então não havia se pronunciado publicamente a favor da remarcação, como o fez para o WO. Por "publicamente" entendemos "através de comunicado oficial". Conversas particulares através de terceiros não contam como compromisso assumido diante de toda AFAB e, com isso, sujeitas à fiscalização de seus membros.

Passadas algumas horas da expiração do prazo acordado, exigimos uma posição a respeito da realização da partida ou o cancelamento, como dito anteriormente. A confirmação veio minutos depois, através de um email do Storm (no grupo de emails da AFAB) sobre o não-êxito na busca por campos e, portanto, sendo definida a vitória por WO a favor do São Paulo Storm.

Nesta nota buscamos expor um relato dos fatos ocorridos desde domingo até terça-feira, quando foi dado veredito final sobre o caso. Talvez ingenuamente, pensávamos que acima de tudo tínhamos o objetivo comum de realizar jogos excitantes e de alto nível técnico em busca da excelência dentro e fora de campo e do crescimento mútuo das equipes.

É com grande tristeza que nos despedimos da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Tivemos a honra de fazer parte desse momento histórico do FA nacional. Ainda tínhamos o que mostrar sobre quem somos dentro de campo, da evolução que tivemos nos últimos anos e de que temos direito, conquistado com nosso próprio esforço, de entrar para o seleto grupo da elite do futebol americano nacional.

Continuaremos batalhando em busca dos nossos objetivos. Nós, o Minas Locomotiva, começamos agora a nos reestruturar para comportarmos nosso crescimento de maneira mais adequada e profissional. Certamente estaremos mais bem preparados para os desafios que nos esperam no próximo ano. 

Atenciosamente,

Diretoria Minas Locomotiva

2 comentários:

  1. Me desculpem se meu comentário não agradar, mas eu penso que todo o regulamento é criado para uma boa organização do torneio.
    O fato de os organizadores do Torneio "Campeonato Brasileiro de Futebol Americano", permitir que as direções das equipes "conversassem" entre si e entrasse em um acordo, foi errado, os próprios organizadores passaram por cima do regulamento, regulamento criado por eles mesmo.
    Enfim, abrir uma exceção no regulamento, gera muitos problemas futuros nem sempre agradando a todos, como aconteceu.
    No meu ponto de vista, não sendo torcedor nem participante de nenhuma das equipes envolvidas, interessado somente no desenvolvimento do Futebol Americano no Brasil, seria que, passado o prazo estipulado pelo regulamento do Torneio, as duas equipes deveriam estar presente em campo, onde os juízes designados para a partida, definiriam a melhor saída, ou o adiamento da partida, havendo impossibilidade da mesma, definir o WO para a equipe visitante.
    Como isso não aconteceu, e houve a remarcação da partida com o consentimento da equipe mineira, quando foi constatado o problema com o meio de locomoção, já não havendo prazo para solicitação de adiamento, deveria ser decretado o WO a favor da equipe da casa, devido ao não comparecimento no local da partida.
    Devido a exceção, já aberta anteriormente, a direção da equipe mineira, solicitou um novo adiamento da partida, novamente uma negociação de maneira direta entre as equipes, onde a equipe da casa aceitou, mas compareceu ao local de jogo, como se nada tivesse acontecido, o que demonstra uma certa "má fé" da equipe paulista - Lógico que este comentário, está sendo feito com base nas cartas do Sr. Presidente da AFAB e do Sr. Presidente do Minas Locomotiva - E em uma tentativa de contornar a situação para o "bem de todos", os organizadores do torneio tentaram estipular uma nova data, de acordo com as duas equipes, onde não foi encontrado nenhum campo disponível para o jogo.
    Devido a este empecilho, os organizadores do torneio deveriam marcar uma outra data, a data mais próxima onde haveria um campo disponível, e adequar o restante do campeonato a partir desta data, e se isso não fosse possível, decretar WO sim, mas a favor do visitante, afinal o campo de jogo é de responsabilidade da equipe da casa, mas parece que aconteceu ao contrário.
    Isso demonstra uma falha muito grande na organização deste campeonato. Que se preocupou em ameaçar e punir algumas equipes filiadas as federações estaduais que optaram em disputar outro torneio nacional, invés de tentar captar recursos para desenvolver um grande torneio, fornecendo uma ajuda de custos as equipes participantes deste torneio. Vivemos em um pais, onde não temos apoio do governo, das empresas, de ninguém, pelo menos até nos tornarmos em algo que de retorno, qualquer ajuda, é muito bem vinda, e coloca mais seriedade ao torneio.
    É uma pena que isto tenha acontecido, tira um pouco o brilho do torneio e deixa margem para falatórios.

    Me desculpem novamente, Geraldo, Will, mas somente expus a minha opinião independente de estar filiado a um ou outro torneio, como já informei, eu torço é pelo Futebol Americano no Brasil, não por este ou por aquele torneio.

    Att.:

    Benito

    ResponderExcluir
  2. Olá Benito, não tem o que desculpar, porque também concordamos com o seu comentário. Abraços

    ResponderExcluir