terça-feira, 2 de julho de 2013

Campeonato Paranaense de Futebol Americano vai conhecer o campeão de 2013

No próximo sábado, 06, chega ao fim o Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2013. O evento, conhecido como Paraná Bowl, vai acontecer em Campo Largo e, além de diversas atrações programadas pela Federação Paranaense de Futebol Americano, quem for ao estádio vai assistir a duas emocionantes partidas. 


Às 14h30, entram em campo Curitiba Predadores e Curitiba Hurricanes, na decisão do terceiro colocado. Logo mais, às 19h, o evento principal. Disputam o título do Paraná Bowl V o último campeão, Coritiba Crocodiles, e o Brown Spiders, equipe mais antiga do Estado. A partida entre as duas equipes é considerada um dos maiores clássicos do futebol americano no país. 

Coritiba Crocodiles e Brown Spiders conquistaram as vagas do grande jogo após vencerem Curitiba Predadores e Curitiba Hurricanes, respectivamente, no último dia 22. O Brown Spiders chega à final querendo acabar com a hegemonia do Coritiba Crocodiles, que venceu as quatro edições anteriores do Paraná Bowl – duas delas em cima do próprio Spiders. 

Sobre o Paraná Bowl:


Criado em 2009, pela Federação Paranaense de Futebol Americano, o Paraná Bowl chega a sua quinta edição reeditando a final do primeiro ano. Na ocasião, os jogos aconteciam na Sociedade Iguaçu e o evento durou três dias, com seis equipes participando. Após a primeira edição, o Paraná Bowl passou a ser disputado todos os anos, mas somente entre os vencedores dos jogos semifinais. 

O primeiro Paraná Bowl foi a decisão do Torneio Paranaense de Futebol Americano, disputado em dezembro de 2009, e contou com a participação de seis equipes. A grande decisão do torneio, foi protagonizada pelo Barigui Crocodiles e Curitiba Brown Spiders. A vitória ficou com o Crocodiles pelo placar de 15 a 7 e a equipe sagrou-se a primeira campeã de futebol americano do Paraná.

No ano seguinte, o Paraná Bowl contou com a partida preliminar entre Hurricanes e Phantoms. Em seguida a grande final, desta vez entre Crocodiles e Black Sharks. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para o Curitiba Hurricanes. Na grande final, o Barigui Crocodiles bateu o Foz do Iguaçu Black Sharks e sagrou-se bicampeão paranaense.

Em 2011, na terceira edição do Paraná Bowl, mais uma vez Curitiba Brown Spiders e, o agora Coritiba Crocodiles disputaram a grande final e a decisão do título acabou sagrando o Coritiba Crocodiles tricampeão Paranaense de Futebol Americano. 

Com uma estrutura inédita, transmissão simultânea e um público superior a 1.500 pagantes, no dia 20 de maio de 2012 aconteceu o Paraná Bowl IV. Na preliminar, o Curitiba Brown Spiders venceu o Curitiba Hurricanes. Já na grande final, o Coritiba Crocodiles, invicto e primeiro lugar da temporada regular, enfrentou a surpreendente equipe do Curitiba Predadores, segunda colocada na temporada regular. O placar da grande final ficou em Curitiba Predadores 11 x 36 Coritiba Crocodiles, tendo ao final do evento, o anúncio dos MVPs (Melhores jogadores do Campeonato). 

Sobre a Federação Paranaense de Futebol:

A Federação Paranaense de Futebol Americano foi fundada em Curitiba no dia 01 de Março de 2009, e é uma organização que promove o esporte e suas derivações no Estado do Paraná.

Fundada por representantes de equipes espalhadas por todo Paraná, a FPFA já está apta a estruturar e organizar eventos em todo o Paraná. Buscando sempre que o esporte cresça de forma sustentável em todos os lugares.

Sobre os finalistas:

BROWN SPIDERS

O Curitiba Brown Spiders surgiu em 2001, a partir da iniciativa de um fã de futebol americano que tinha grande interesse em praticar o esporte, mas não conhecia um time em sua cidade. Em uma lista de discussão sobre o tema na internet, Rafael Bruzamolin enviou recados para pessoas em Curitiba que gostassem de bola oval. Disse que estaria, em determinado dia e horário, em um gramado atrás do atual Museu Oscar Niemeyer, à espera de outros adeptos do esporte.

A ideia funcionou, cerca de quatro futuros jogadores se comprometeram a voltar todo final de semana e montar um time. Tratava-se da primeira equipe de futebol americano de Curitiba, que cresceu exponencialmente com o passar do tempo.

Em novembro de 2001, o time foi batizado com a tradução para inglês de “aranha-marrom”, um aracnídeo típico da região de Curitiba. Apesar de pequena e aparentemente inofensiva, é mundialmente conhecida como uma aranha portadora de um veneno extremamente poderoso. Se não tratada, uma única picada pode ser fatal.

Presidente: Leandro Morozowski
Vice-presidente: Rômulo Tuleski
Fundação: 2001
Coach: Gabriel Enrique Poletti Soto
Coord. de Defesa: Matheus Dias
Coord. de Ataque: Gabriel Rosas
Coord. de Especialistas: Tiago Tuleski Lorencetti

Contato: http://brownspiders.org/contato/

Website: http://brownspiders.org/


CORITIBA CROCODILES

No ano de 2003, um grupo de amigos se reuniu para assistir alguns jogos da NFL (liga profissional de futebol americano). No final de semana seguinte, o Parque Barigui recebeu o primeiro treino no então Barigui Crocodiles. O nome do time foi inspirado no lendário jacaré que habitava o lago do Parque Barigui. O tempo passou e, dos fundadores da equipe, restaram apenas três atletas. 

Foi criada a Associação Esportiva Barigui Crocodiles de Futebol Americano. O próximo passo ocorreu em 2008, quando o “Croco” decidiu importar as proteções idênticas aos dos profissionais americanos. A equipe realizou, em outubro de 2008, o primeiro jogo com equipamentos completos no Brasil e, em dezembro do mesmo ano, fez o primeiro jogo de uma equipe brasileira fora do país.

Com o crescimento do esporte no Brasil buscaram um grande parceiro e mostraram ambições de solidificar o esporte no cenário brasileiro. Assim, no ano de 2011, o Crocodiles e o Coritiba Foot Ball Club inovaram mais uma vez e realizaram a primeira parceria entre um clube de futebol e uma equipe futebol americano, no Sul do Brasil. Na parceria entre duas equipes campeãs e pioneiras, nasceu o Coritiba Crocodiles, que representará o Alviverde em um dos esportes de maior sucesso no mundo e de maior potencial de crescimento no país. 

O Crocodiles também mostra sua identificação com o Coritiba em relação à hegemonia no Paraná. No campo de futebol, o Coxa soma 34 títulos regionais, sendo o maior vencedor do estado, e no futebol americano o Coritiba Crocodiles reitera sua hegemonia, sendo tricampeão estadual, vencendo as três edições realizadas até agora.

Presidente: Gerard Kaghtazian Jr.
Vice-presidente: Vicente Schunemann Brasil
Fundação: 26 de Junho de 2003
Coach: Johnny Mitchel
Coord. de Defesa: Vicente Schunemann Brasil
Coord. de Ataque: Gerard Kaghtazian Jr.
Coord. de Especialistas: Cleverson Freitas
Contato: 041 9616-1234

Website: http://www.coritibacrocodiles.com.br/

E-mail: crocodiles@coritiba.com.br


Imagem e fonte: Julia Abdul-Hak - Assessora de Imprensa - Backstage Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário