domingo, 13 de março de 2016

BRASIL PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL DE FUTEBOL AMERICANO FEMININO.

Crédito da foto: WWFG/Divulgação

A USA Football organizou na última semana a terceira edição do Women’s World Football Games (WWFG), uma espécie de concentração dedicada ao desenvolvimento do futebol americano feminino. O evento, que nesse ano contou com o apoio da equipe New Orleans Saints (que sediou o encontro), reuniu 224 mulheres de 17 nacionalidades, que entre os dias 1 e 6 de março tiveram treinamento intensivo da modalidade, tanto de forma prática como de fundamentos técnicos. Ao final, as atletas foram dividias em 2 equipes e disputaram uma partida multinacional, pondo em prática tudo o que foi aprendido.

Dayany Souza, 32 anos, natural de Campo Grande (MS), foi a primeira brasileira a fazer parte do WWFG. A defesive back do Vålerenga Trolls foi a primeira a levar a bandeira do Brasil estampada no helmet.

Apesar de ter sido a única representante brasileira, a atleta nunca jogou no Brasil. “Tive de ir até lá para saber que existia futebol americano feminino no Brasil. Fiquei muito surpresa”.

Dayany comenta que ao chegar no evento, foi surpreendida pela própria organizadora do evento, Sam Rapoport, que disse já ter conhecimento da modalidade no Brasil. “Ela disse que todos estavam super felizes pelo Brasil estar participando do evento”, completou a atleta.

O evento contou com a participação de treinadores, árbitros e jogadores da NFL – maior liga de futebol americano do mundo. E num evento voltado para o desenvolvimento do esporte entre as mulheres, vale destacar a participação de Jen Welter e Shannon Eastin.

Jen Welter foi a primeira running back a atuarem uma liga profissional de futebol americano e também foi a primeira mulher a ocupar um cargo da comissão técnica em time da NFL. Já Shannon Eastin fez história na NFL sendo a primeira mulher a arbitrar uma partida na liga.

No Brasil, o futebol americano feminino ainda está engatinhando. Em 2014, foi lançada a Liga Feminina de Futebol Americano (LIFEFA), que veio com propósito de fortalecer a modalidade no país. Também em 2014 a Liga realizou o primeiro torneio nacional feminino fullpad, o Torneio End Zone (TEZ), que contou com 03 equipes participantes. Já na sua segunda edição,o TEZ reuniu cerca de 180 atletas das equipes Aracaju Alfa, Cariocas FA, Corinthians Steamrollers e Vasco da Gama Patriotas. Desde o lançamento da Liga, novas times foram surgindo pelo país e atualmente já são mais de oito equipes que treinam o futebol americano na modalidade fullpad.

Fonte: Nathalia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário