quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vai começar a 4ª Edição da Copa do Mundo de Futebol Americano, Áustria 2011!!

Como mais uma prova do crescimento do futebol americano no Brasil e no Mundo, no dia 08 de julho de 2011 será dado do kickoff da 4ª Copa do Mundo de Futebol Americano, Áustria 2011.
A Copa do Mundo de FA é um evento organizado pela IFAF (Federação Internacional de FA), e sua 4ª edição acontecerá na Áustria entre os dias de 08 e 16 de julho, com a participação de oito Seleções Nacionais, separadas em dois grupos.
No Grupo A estão EUA, Alemanha, Austrália e México, com sede na cidade de Innsbruck (Tivoli Stadium), enquanto no Grupo B estão Áustria, França, Japão e Canadá, com sede na cidade de Graz (UPC Arena). As finais serão jogadas em Viena (Ernst Happel Stadium), capital da Áustria, entre os dias 15 e 16 de julho.

Seletiva Lobos do Mar.

 
O Futebol Americano é um esporte que vem ganhando grande popularidade no Brasil ao longo dos anos e, em 2010, foi fundado o Lobos do Mar, com o objetivo de organizar e divulgar o esporte na região.
O Lobos do Mar atualmente conta com jogadores de Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes. Depois de organizar em conjunto com a Fundação Municipal de Esporte o 1° Torneio BC de Futebol Americano de Praia realizado em Fevereiro na Praia Central de Balneário Camboriú, o time vem treinando regularmente todos os domingos a tarde.
Buscando divulgar o esporte e reforçar o elenco do Lobos do Mar, visando principalmente os jogos do segundo semestre, o time realizará no próximo dia 03 de julho, domingo, às 14:30h, uma seletiva para novos jogadores. Com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, a seletiva ocorrerá no Campo de futebol da Vila Real.
As seletivas são abertas a quem quiser praticar ou conhecer o esporte. No dia serão realizados alguns testes físicos para medição das aptidões dos jogadores e definição da melhor posição a ser ocupada. Será feita ainda uma introdução ao esporte, com algumas regras e posicionamento básico.
É importante ressaltar que o Futebol Americano é um esporte que permite a participação de pessoas de diferentes características físicas. “São bem vindos tanto jogadores leves e rápidos, quanto jogadores pesados e fortes. Gordos, magros, altos, baixos, todos podem praticar o futebol americano e não há necessidade de conhecimento prévio das regras do esporte” diz Gihad Hak diretor de marketing da associação e atleta do time.
Mais informações e inscrições pelo link: www.lobosdomar.com.br
 
É mais uma equipe de Santa Catarina, se preparando para valorizar ainda mais o Torneio Catarinense de Futebol Americano.

terça-feira, 28 de junho de 2011

AFAB lança Manual de Procedimentos de Arbitragem

Procurando padronizar alguns procedimentos dos árbitros, a AFAB lança o Manual de Procedimentos de Arbitragem. O manual é um livro de boas práticas a serem seguidas pelos árbitros a fim de conduzir uma partida de futebol americano não só como um esporte mas também como um espetáculo capaz de atrair público aos estádios.
Clique no link abaixo e acesse o manual 
 

E é... Torneio Touchdown! Kickoff 2011

Enquanto os donos e os jogadores da NFL ainda estão discutindo quantos milhões de dólares ficam para quem e se fazem mesmo a temporada de 2011, os nossos times ABC Corsários, Botafogo Mamutes, Corinthians Steamrollers, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Palmeiras Locomotives, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Santos Tsunami, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, Vasco da Gama Patriotas, e o campeão de 2010 Vila Velha Tritões se preparam para o maior campeonato de futebol americano que já se fez no Brasil.
 
Com oito times em 2009, sete em 2010, este ano o Torneio Touchdown contará com 16 times, o que representa mais de 800 pessoas se dedicando ao esporte que poucos acreditavam que fosse decolar no país do futebol introduzido por Charles Miller em 1895. O futebol americano está crescendo rapidamente. Quem diria que em apenas em três anos tantos times estariam participando de campeonatos interestaduais estruturados?
 
A própria mídia já vai abandonando matérias comparativas (“E a bola é...oval!”) e se aprofundando neste jogo tão rico em estratégias e percebendo o que há além do dinâmico contato físico.
 
Times contam com torcidas, algumas vezes já organizadas. Nossos jogadores adoram o prestígio e o incentivo que recebem de um público cada vez maior e que cada vez se diverte mais com os nossos espetáculos esportivos.
 
4450 espectadores acompanharam no Estádio do Tupy em Vila Velha, ES, os jogos do Tritões em 2010. O time orgulhosamente os recompensou vencendo o campeonato num jogo histórico em Vila Belmiro, numa árdua disputa contra o Vasco da Gama Patriotas. Nada mais natural e adequado do que começar o campeonato este ano naquela cidade que tanto apóia o seu time e o futebol americano.
 
Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e Santa Catarina terão este ano a oportunidade de acompanhar os jogos destas 16 equipes que não medirão seus esforços físicos, táticos e financeiros para disputar jogos de qualidade que ofereçam entretenimento para o público. Serão 45 jogos até a final, 45 oportunidades de levar para milhares de pessoas a oportunidade de acompanhar ao vivo o que antes só se via pela televisão em partidas nos Estados Unidos.
 
Continuando com a mesma filosofia de imparcialidade, temos uma tabela que dá chances tanto para os times mais experientes como para os mais novos. Um formato novo, no qual nenhum confronto se repetirá na temporada na qual cada time jogará contra 5 adversários.
 
E certamente aprenderemos mais, como aprendemos nos 2 anos anteriores, fazendo com que o futebol americano cresça em qualidade e atraindo mais investimento para que os times possam crescer.
 
Ainda estamos longe de discussões entre organizadores e jogadores para a partilha de milhões de dólares, como na NFL, mas a popularidade do esporte tende à crescer mais rapidamente do que se poderia imaginar.
 
Como disse Bill LeMonnier em Guarulhos este mês: “O futebol americano é o mais complexo dos esportes”. E por ser o mais complexo, é rico. E muito divertido!
 
André José Adler
O novo site do Touchdown já está no ar, vale a pena conferir. 
http://www.touchdown.net/site/index.php

Dia 02 de Julho tem início o Torneio Touchdown 2011.

Vila Velha Tritões @ Botafogo Mamutes
Data: 02/07/11
Horário: 14:00 Hs
Local: Itapua - Vila Velha

Final Paulista FA 2011

Corinthians Steamrollers @ São Paulo Spartans
Data: 03/07/11
Horas: 14:00 Hs.
LocaL: Fazendinha - Parque São Jorge - São Paulo - SP.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Treinar o músculo ou o movimento?


"Treinar o músculo ou o movimento?
Por Rafael Pedron (Preparador Físico - rafael.pedron@yahoo.com.br)
Essa parte sobre o treinamento esportivo, no caso futebol americano, é bem interessante. Sempre buscamos nosso melhor estado físico no jogo. 
O que é melhor para o desempenho, treinar o músculo ou o movimento?
Treinar o músculo quer dizer fazer exercícios e treinos específicos para alguma determinada musculatura. A maioria dos programas convencionais de academia são assim. A metodologia consiste em isolar alguma musculatura, e para isso utiliza exercícios e aparelhos específicos (os comuns de musculação, principalmente as máquinas)...Leia a matéria inteira em:  
http://diarionfl.com/2011/06/22/treinar-o-musculo-ou-o-movimento/"

Matéria muito interessante, vale a pena conferir.

domingo, 26 de junho de 2011

Gladiators vence Buffalos e termina invicto na fase de classificação.

As fortes chuvas que ocorreram durante todo o dia na região de Corupá, não impediram uma grande presença de públicos e também não tirou o brilho de uma grande partida, entre Corupá Buffalos e Joinville Gladiators, que mesmo com ambas equipes classificadas para as semifinais, as duas equipes jogaram para vencer, o Gladiators abriu o placar com # 43 (Leivas) TD, XP não convertido, ainda no primeiro tempo # 21 (Borba) fez TD e # 2 (Tate) fez a conversão de XP de 2 pontos, terminando o primeiro tempo em Gladiators 14 X 00 Buffalos. No segundo tempo o Buffalos marcou o TD com # 86 (Júlio) e XP convertido também por # 86 (Júlio), no final da partida o QB do Buffalos sofreu um famble dentro da Endzone e o atleta # 95 (Gomes) recuperou a bola marcando o TD para os Gladiators e XP não convertido, ficando o placar final em;
Corupá Buffalos 07 X 20 Joinville Gladiators

Clique no link abaixo e vejam as fotos
Link com Fotos

sábado, 25 de junho de 2011

Tubarão Predadores Vence por WO.

Tubarão Predadores vence o Brusque Admirals por WO, ficando o placar conforme estabelece o regulamento em;
Tubarão Predadores 49 X 00 Brusque Admirals

Jaraguá Breakers encerra participação do Campeonato Catarinense 2011 com Vitória.

Ambas equipes sem chance de classificação para as semifinais do Campeonato Catarinense, mas com vontade de ganhar, para encerrar a participação do campeonato com vitória, fizeram uma partida onde as duas equipes jogaram de igual para igual, as defesas defendiam muito bem os avanços, passando para as suas equipes atacarem, o Blumenau Riesen teve duas chances de abrir o placar com o Field Goal, mas não conseguiu converter, o Jaraguá Breakers no quarto quarto da partida, com um bom lançamento do QB # 13 ( Rodrigo Mota), para # 84 (Pinga) dentro da Endzone marcar o único TD da partida, XP não convertido, ficando o placar final;
Blumenau Riesen 00 X 06 Jaraguá Breakers
Veja as fotos no Link abaixo:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

8ª Rodada do Campeonato Catarinense 2011 - FCFA

Ultima rodada do Campeonato Catarinense, antes dos jogos das semifinais.
Jogos da Divisão Verde
Brusque Admirals @ Tubarão Predadores
Data: 25/06/11
Local: Estádio Tubarão Predadores, em Tubarao - SC
Horário: 14:00 Hs

Joinville Gladiators @ Corupá Buffalos
Data: 26/06/11
Local: Seminário de Corupá - SC.
Horário: 14:00 Hs.
Jogos da Divisão Vermelha
Jaraguá Breakers @ Blumenau Riesen
Data: 25/06/11
Local: Associação Haco - Blumenau - SC.
Horário: 14:00 Hs

 São José Istepôs @ Timbó Rhinos
Data: 26/06/11
Local: Complexo Esportivo - Timbó - SC.
Horário: 14:00 Hs


Classificação final do Campeonato Paranaense - 2011

Disputa da 3ª e 4ª colocação.
Curitiba Hurricanes 29 @ 14 Foz do Iguaçu Black Sharks

Classificação Final
Campeão: Coritiba Crocodiles
Vice campeão: Curitiba Brown Spiders
3º colocado: Curitiba Hurricanes
4º colocado: Foz do Iguaçu Black Sharks

domingo, 19 de junho de 2011

Coritiba Crocodiles é Tricampeão do Campeonato Paranaense.

Coritiba Crocodiles 14 @ 07 Curitiba Brown Spiders
O Coritiba Crocodiles é tricampeão do Paraná Bowl após vencer a equipe do Brown Spiders em grande clássico. Este é o terceiro ano da competição paranaense e os Croco’s mostra a sua hegemonia  do esporte no estado ao vencerem todas as edições.
Nesta temporada o Alviverde teve 100% de aproveitamento, com uma campanha suprema. Foram seis vitórias, 133 pontos positivos, 28 pontos negativos e um saldo de 105 pontos.
A equipe, além de tricampeã paranaense (2009/2010 e 2011), também já venceu a Divisão Sul do Torneio Touchdown (2009) e a Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (2010).
Confira a campanha:
Ponta Grossa Phantoms 00×19 Coritiba Crocodiles
Coritiba Crocodiles
28×05 Curitiba Hurricanes
Brown Spiders 10×20 Coritiba Crocodiles
Coritiba Crocodiles
32×00 Ponta Grossa Phantoms
Curitiba Hurricanes 06×20 Coritiba Crocodiles
Coritiba Crocodiles
14×07 Brown Spiders
Imagem e texto: http://www.coritiba.com.br/portal/2011/06/19/tricampeao/

O Overtimedofa parabeniza o Coritiba Crocodiles por esta conquista.

sábado, 18 de junho de 2011

Gladiators vence Admirals e continua invicto no campeonato Catarinense.

Brusque Admirals 06 @ 66 Joinville Gladiators

Depois de um longo período sem jogar em seus domínios, o Joinville Gladiators voltou a jogar em frente a sua torcida disposto a se manter invicto no Campeonato Catarinense da LCFA , enfrentando o Brusque Admirals.
Logo no seu primeiro drive de ataque, o Joinville Gladiators consegue uma grande jogada que resulta numa corrida de 50 jardas do RB#54 Max para fazer seu primeiro Touchdown (Extra Point não convertido). No drive seguinte o Brusque Admirals não consegue avançar e, no punt, sofre um fumble já recuperado na linha de 1 jarda pelo DE#94 Magrão, deixando fácil para o ataque do Joinville Gladiators que só teve que chamar seu FB#43 Leivas, que entrou novamente na endzone (Extra Point não convertido). Ataque do Brusque Admirals não avança, punt, vamos ver o retorno do DB#2 Tate e mais um Touchdown depois do retorno de 60 jardas (Extra Point convertido pelo K#46 Diogo). Novo ataque do Brusque Admirals, novo punt, novo retorno para TD do DB#2 Tate (Extra Point convertido pelo K#46 Diogo).
Ainda estamos no primeiro tempo e o DB#20 Valério intercepta a bola e retorna por 30 jardas até a beira da endzone, deixando o Glads na porta de novo. O RB#54 Max não desperdiça e marca mais um TD (Extra Point não convertido). Ainda no primeiro tempo, em mais um bom drive de ataque, o RB#54 Max anota um TD numa corrida de 5 jardas (XP convertido pelo K#46 Diogo). Numa tarde inspirada, o DB#20 Valério intercepta novamente a bola e, com o ataque do Glads em boa posição, QB#15 Kevin anota um TD correndo com a bola num QB sneak (Extra Point convertido pelo K#66 Fuentes). O Admirals reage com um bom retorno de kickoff do WR#18 Santos até a linha de 25 jardas. Com um passe de 12 jardas do QB#11 Miliko para o TE#89 Lang é feito Touchdown (Extra Point não convertido). Fim do primeiro tempo, placar de 46 x 06 para o Gladiators.
No segundo tempo a intensidade do jogo diminui um pouco, porém o Gladiators logo marca com um passe de 15 jardas do QB#15 Kevin para o WR#1 Cunha (Extra Point não convertido). A defesa do Gladiators também se mostra presente com a interceptação do DB#9 Lucas. Depois de passar grande parte do jogo sendo poupado, o QB#10 Werner aparece e lança um Touchdown de 8 jardas para o TE#88 Vágner (Extra Point não convertido). Werner ainda tem tempo pra conduzir mais um drive, com um Touchdown de 4 jardas corridos do FB#30 Chagas (2 Extra Points convertidos pelo FB#30 Chagas).
Placar final em Joinville: Gladiators 66 x 06 Admirals. Com isso, o Gladiators praticamente garante a classificação em primeiro lugar na divisão Verde e segue firme rumo ao tri estadual.
Texto: http://www.joinvillegladiators.com.br/site/

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Faltam 15 dias para o kickoff do Torneio Touchdown 2011.

Oi, Pessoal!

Faltam 15 dias para o kickoff do mais ambicioso campeonato de futebol americano que já se fez neste país. Será uma grande oportunidade para o crescimento do esporte e sua consolidação no panorama. Sendo o mais ambicioso, estão em jogo os nomes de vocês e seus times (além do meu, claro). Nosso objetivo comum depende dos esforços de todos. Nossa força virá principalmente de nós mesmos.nossa dedicação e vontade.

Não foi por distração que deixei passar alguns prazos e estiquei informalmente outros. Inclusive a relação COMPLETA de jogadores que serão inscritos por cada time. Sabendo das necessidade de vários times, inclusive os que jogaram em estaduais e tiveram jogadores importantes contundidos, de ainda fazerem seletivas de última hora, estabelecemos agora o PRAZO MÁXIMO para que me mandem estas listas. QUARTA, 22 DE JUNHO DE 2011 (10 dias antes do kickoff e um após meu aniversário :). Esta lista é para a proteção de cada um e de todos os times, lembrem-se disto.

Estou anexando um modelo (do Ponta Grossa Phantoms 2010) que achei muito bom e completo. Vamos seguí-lo.

Ao começar a temporada, basta que cada time mande novamente a lista, assinalando apenas os que participarão da partida seguinte com cópia para mim, seu oponente, e "Marcelo Sampaio" <sampaiomarcelo@gmail.com> com UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.

Entendendo também que alguns times não podem ainda estabelecer os números de camisa dos seus jogadores por problemas de confeccção, é fundamental que cada time imprima 4 cópias do roster numérico conforme o modelo anexo que fiz para a final do TTD 2010 usando aqui o Vasco apenas como exemplo. Uma cópia será para o narrador, outra para o comentarista, outra para a pessoa encarregada de teclar play by play, e a quarta para emergencia. É impossivel uma narração de qualidade sem este instrumento. Quem quiser fazer mais cópias para mídia/blogueiros... sinta-se à vontade!

Finalmente, mas em nada menos importante, anexo um check list para vocês me informarem o mais rápido possivel o andamento dos seus eventos. Podem escrever "não resolvido" no que não estiver, mas é a única maneira de fazer um acompanhamento e apoiar vocês. Tudo que for deixado para a última hora corre risco de Lei de Murphy ou talvez
pior, Lei da Meia Boca. Tudo que não queremos no TTD.

Conto com todos, Contem com todos,. Contem comigo!

abs
Adler

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A LIGA

Chegamos a mais uma temporada da Liga Brasileira de Futebol Americano com a certeza de que enfrentaremos enormes desafios em 2011. A Liga está mais madura, com novas equipes e novos dirigentes. Nossos ideais continuam fortes e são eles que unem as 12 equipes que participarão da temporada. São equipes experientes, que já possuem um papel importante na história do Futebol Americano no país e que contam com administradores que batalham diariamente para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Aproveito para começar explicando o porquê da adoção da alcunha “A Liga”, para definir o torneio da LBFA: o termo exprime a essência do que buscamos ser como grupo, onde o coletivo, o esporte, o bem comum e o senso de democracia se sobressaem frente a qualquer desejo ou posicionamento pessoal. Mais do que um nome, uma definição ou um talento, buscamos expandir nossa ideia de coletividade e nada melhor do que adotar um nome onde deixamos claro que somos apenas “A Liga”.
Buscamos sempre o pioneirismo, como fez o Curitiba Brown Spiders, que nesse ano comemora 10 anos de existência. Trata-se de uma referência brasileira no esporte, já que foi uma das equipes pioneiras no País na adoção do uso de equipamentos completos. Quando muitos times nasciam e começavam a se organizar para atuar sem qualquer proteção, os paranaenses tomavam a decisão de treinar e jogar apenas o verdadeiro futebol americano.
Acreditamos na inovação dos preceitos que ligam o futebol americano ao futebol tradicional, como mostraram os curitibanos do Crocodiles, que deixaram de lado o nome Barigui para atuar como Coritiba, trazendo para campo um modelo de gestão inovador quando o assunto é a união de marca dos dois esportes. Com organização e gestão diferenciados, o Crocodiles foi a primeira equipe brasileira a disputar uma partida internacional. Os títulos do Paranaense e da Conferência Sul da LBFA 2010 mostram que trabalho sério, organizado e dedicado, dá resultados.
Valorizamos a criação de novos centros esportivos do esporte, onde a união de apaixonados pelo futebol americano e uma cidade podem fazer de um time uma referência nacional. Foi o que aconteceu no oeste do Paraná, onde o Foz do Iguaçu Black Sharks se tornou a referência esportiva de jovens, crianças e adultos. É deles uma das melhores médias de público do Brasil, na casa dos milhares, verdadeiro feito para um esporte ainda pouco difundido em terras tupiniquins.
Lutamos para expandir a cultura dos quatro cantos do Brasil e mostrar que o esporte é americano apenas no nome, como faz o Porto Alegre Pumpkins. A irreverência no nome contrasta com a seriedade da equipe, bicampeã gaúcha e uma das gratas surpresas da Temporada passada. Com uma hospitalidade ímpar, garra e muito respeito, eles conquistaram a admiração de todas as equipes que visitaram Porto Alegre em 2010. E repetirão isso no ano que segue, agora mais experientes e muito mais perigosos dentro de campo.
Acreditamos nas surpresas positivas vindas dos lugares mais inusitados, e que demonstram a força do esporte, como a que surge na pequena cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Os Chacais se preparam para ser a grande surpresa da temporada 2011. Uma equipe ainda desconhecida dentro de campo para a maior parte do Brasil, mas que tem mostrado nos bastidores a força da organização. Sabendo que a organização é um dos pilares das equipes bem sucedidas no país, eles caminham a passos largos para surpreender.
Foco no crescimento como entidade e não apenas como time. Nós cremos nisso e o São José Istepôs também. Eles trabalham forte na região metropolitana de Florianópolis e no estado para manter a liga catarinense como um dos melhores campeonatos do Brasil.
Santa Catarina é o estado que também abriga a primeira equipe do país, o Joinville Gladiators, a fazer um trabalho pioneiro com o seu Centro de Formação de Atletas. Funcionando como uma empresa, gestores profissionais, metas, patrocinadores e, acima de tudo, muita determinação, a equipe é uma das principais forças da LBFA e certamente brigará pelo título.
Cuidamos para que a tradição leve o nome da LBFA a frente, como bem faz o time que é considerado por muitos a equipe mais forte do Brasil, o Fluminense Imperadores. Eles reúnem a nata do Carioca Bowl, que está na sua 12ª edição, e é o campeonato mais antigo do país. O título nacional em 2009 e a melhor campanha da fase regular da Temporada passada, os credenciam ao posto de destaque no futebol americano nacional, também graças ao trabalho de uma das melhores comissões técnicas do Brasil.
Mesma tradição que também se encontra na capital paulista, com o São Paulo Storm, que engrossa lista de exemplos de que com uma gestão séria e comprometida, é possível fazer a diferença no esporte brasileiro. Considerada uma das principais forças nacionais da modalidade, a Tempestade, como é carinhosamente chamada pelos fãs, foi pioneira no uso de equipamentos em São Paulo, base da Seleção Paulista de 2009, que conquistou o primeiro título brasileiro de seleções estaduais, e tem na sua comissão técnica uma força muito grande, com grandes conhecedores do esporte.
Da mesma terra da garoa, junta-se à LBFA o time que foi criado para ser nada menos que uma referência no esporte, o São Paulo Spartans. O lema que carregam como estandarte “Honra, Glória e Vitória” faz com que eles se encaixem perfeitamente aos preceitos que acreditamos na LBFA, e é de se esperar que a já experiente equipe mostre força para ser uma das candidatas ao título da Conferência Norte.
Acreditamos no planejamento como ferramenta de sucesso, como demonstram os mineiros do Locomotiva, a melhor equipe daquele estado. Ao planejamento aliam a criatividade para solucionar os problemas que o esporte ainda enfrenta no Brasil, como mostraram na colaboração para criação dos primeiros equipamentos nacionais de proteção e treinamentos. A equipe que começou o ano com um título, ao conquistar o Desafio do Triângulo, já mostrou a que veio para o ano.
Manter o título conquistado em 2010 é o grande objetivo do Cuiabá Arsenal. A equipe é conhecida, e reconhecida, no País pela qualidade administrativa e pelo nível de organização dos eventos em casa – fama esta construída graças ao tradicional Pantanal Bowl. Com uma das maiores bases de fãs da LBFA e uma nova comissão técnica para 2011, os cuiabanos fazem uma preparação especial para a Temporada 2011, prontos para chegar fortes para a disputa do título.
É assim que iniciamos 2011. É um ano muito especial para o futebol americano praticado no Brasil, já que o esporte já não é mais apenas um evento curioso que nunca aconteceu. Temos certeza de que o público que for aos campos acompanhará confrontos equilibrados e de qualidade, já que o intuito da LBFA é oferecer aos fãs uma competição sem comparação, dentro e fora de campo. Esse é nosso maior desafio. Afinal, o maior vencedor é o esporte, seja lá o título que se dê a quem levanta a taça.

Orlando Junior, presidente da Liga Brasileira de Futebol Americano

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Joinville Gladiators @ Brusque Admirals, partida adiada da 6ª rodada do Campeonato Catarinense - LCFA

Joinville Gladiators @ Brusque Admirals

O Joinville Gladiators volta a jogar em casa e o adversário será a tradicional equipe do Brusque Admirals. Em sua última partida, o Joinville Gladiators conseguiu impor seu jogo vencendo o Blumenau Riesen por 48 x 00. Já equipe do Admirals não jogou na última rodada.
Sabendo que o Brusque Admirals tentará surpreender, como fez no último confronto em Joinville no ano de 2009, o Joinville Gladiators mantém seu foco para permanecer na primeira colocação da Divisão Verde do Campeonato Catarinense.
No momento o Joinville Gladiators lidera a Divisão Verde com seis vitórias. O Brusque Admirals conta com uma vitória e quatro derrotas seguindo na terceira posição na Divisão Verde.

Expectativa para o Confronto:

Jogar contra time de Joinville sempre é um inspiração a mais para os atletas do Admirals. Sendo um clássico, esperamos um bom jogo e um resultado favorável já que viemos de derrota no último confronto. Estaremos com muito sangue no olho pra dar 110% para ter um bom espetáculo.” (Marlon Heil – OL do Brusque Admirals)

Nosso confronto  contra o Admirals tem tudo para ser um grande jogo. As duas equipes têm objetivos bem definidos, nós buscaremos manter o retrospecto de melhor ataque e  defesa do campeonato perante nossa torcida, e o Brusque busca sua segunda vitória no estadual” (Guilherme Michels – DL do Joinville Gladiators)

Histórico do Confronto:

19/09/2009 – Joinville Gladiators 07 x 10 Brusque Admirals – Local: Joinville/SC.
15/11/2009 – Brusque Admirals 06 x 41 Joinville Gladiators – Local: Brusque/SC.
17/04/2011 – Brusque Admirals 16 x 50 Joinville Gladiators – Local: Brusque/SC.

Próxima Partida:
(6-0) Joinville Gladiators x (1-4) Brusque Admirals

Data: 18/06/2011 (sábado)

Horário: 15:00 horas

Local: SER TIGRE (Rua Gothard Kaesemodel, 254 – Joinville/SC)

Doe um Agasalho e Ajude na Campanha do Agasalho.

Em caso de chuvas o local do jogo será alterado.

Romenito Silva Siewerdt
Joinville Gladiators

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pesquisa do Perfil dos Torcedores

A fim de conhecermos melhor o perfil dos torcedores de Futebol Americano no Brasil, a AFAB lançou hoje uma pesquisa online, conforme link abaixo!!
Contamos com a sua participação.
Acesse o link abaixo e responda a pesquisa. 
http://www.surveymonkey.com/s/XKQ9ZV8 

Fonte: http://afabonline.com.br/new/

AFAB lança O Novo Livro de Regras.

O Livro de Regras do Futebol Americano de Grama para o Brasil 2011 está disponível para download. A versão que estava disponível anteriormente era uma tradução das Regras da NCAA de 2008. Começando em 2010, a NCAA passou a atualizar as regras bi anualmente, de forma que houve o lançamento do livro de 2009-2010 e, no final do mês passado, o lançamento do livro de 2011-2012.
O livro que está sendo lançado agora pela AFAB é a tradução do Livro de Regras de 2009-2010 da NCAA e será utilizado em todas as competições nacionais em 2011. O Livro de Regras da NCAA de 2011-2012 será traduzido e lançado pela AFAB no começo de 2012.
Houve poucas mudanças nas regras, sendo destacadas por aqui as principais :
• Um jogador do ataque inelegível pode avançar até três jardas além da zona neutra em jogadas de passe, sem cometer falta de avanço ilegal de jogador inelegível.
• Definição de tackle box, zona de bloqueio.
• Fim da extensão de período caso a penalidade envolva perda de descida.
• A regra de facemask agora protege também o prendedor de queixo.
• Violência ao chutador restrito ao tackle box.
• Deixa de existir a exigência de o time de ataque ter pelo menos sete jogadores na linha de scrimmage. Agora a regra proíbe que uma formação de ataque tenha mais que quatro jogadores no backfield.
• Deixa de existir a Regra de Misericórdia
Colaboração especial / Thiago Francisco Zys
Acesse o link abaixo para acessar o livro de regras.

Regras Oficiais de Futebol Americano da IFAF/AFAB 2011 (Português)
 
Fonte: http://afabonline.com.br/new/

domingo, 12 de junho de 2011

Imagens do jogo Buffalos @ Predadores

Clique no link abaixo e vejam lances da partida Corupá Buffalos @ Tubarão Predadores.

sábado, 11 de junho de 2011

Joinville Gladiators vence Blumenau Riesen.

Joinville Gladiators 48 @ 0 Blumenau Riesen 
Gladiators vence em Blumenau, e segue invicto na liderança!
No último sábado, dia 11 de junho, o Gladiators foi a Blumenau enfrentar o Riesen buscando manter a invencibilidade e liderança no campeonato catarinense.
Sem dar chances ao perigo, o Gladiators fez uma blitz logo na primeira jogada de sua defesa, que resultou em um fumble forçado pelo DB #2 Tate, e recuperado pelo DT#99 Curvello. No drive seguinte, o ataque do Glads avança até próximo a redzone do Riesen, e anota um touchdown com a corrida de 4 jardas do RB #25 Deco (2 pontos convertidos em passe do QB#10 Werner para o RB#21 Borba).
Novo ataque do Riesen, novo fumble, desta ver forçado pelo DE#66 Fuentes e recuperado pelo DT#63 Michels. Novamente o ataque do Glads se aproveita da boa posição de campo e marca um touchdown num passe de 9 jardas do QB#10 Werner para o TE#82 Thiagão (2 pontos não convertidos).
No inicio do segundo quarto a defesa do Gladiators mostra novamente sua força, conseguindo uma interceptação com o DB#20 Valério (sua primeira na carreira) e recuperando um fumble com o DB#48 Trauma. Já faltando pouco segundos para o Halftime (intervalo), o QB#10 Werner consegue um lançamento profundo para o WR#2 Tate, que corta a marcação e marca um touchdown de 63 jardas (2 pontos não convertidos).
Ja no segundo tempo, o QB#10 Werner resolveu com as pernas correndo 6 jardas para mais um touchdown (Ponto Extra convertido pelo K#46 Diogo).
No último período, o QB#10 Werner acha o WR#2 Tate sozinho no meio da endzone e ele anota mais um touchdown (2 pontos convertidos pelo FB #39 Marcelo Silva). E a parceria estava afinada, pois novamente o QB#10 Werner acha o WR#2 Tate no meio do campo, ele corta a marcação e se estica todo colocando a bola na endzone para mais um touchdown.
E a defesa do Gladiators não estava disposta a deixar o ataque do Riesen jogar mesmo, conseguindo mais uma interceptação com o LB#45 Álvaro, para um retorno de 15 jardas. Bola na mão do QB#10 Werner, que numa tarde inspirada, dá um passe ótimo para o WR#81 Santo, de 47 jardas, anotando mais um touchdown (ponto extra não convertido).
Ainda haveria tempo para a defesa do Glads conseguir mais uma interceptação com o DB#9 Lucas, decretando o fim do jogo e a vitória por 48 x 0.
 
Acompanhe: www.joinvillegladiators.com.br

Romenito Silva Siewerdt
Joinville Gladiators

Corupá Buffalos vence Jaraguá Breakers.

Num jogo onde as duas equipes jogaram de igual para igual, as defesas jogaram muito bem impedindo os ataques de pontuarem, só no terceiro quarto o Buffalos conseguiu pontuar com o QB #17 (Helton) TD e #86 (Jùlio) convertendo XP de dois pontos, o Breakers com duas chances de pontuar foi interceptado duas vezes pelo jogador # 20 (Cícero), ficando o placar final em;
Corupá Buffalos 08 X 00 Jaraguá Breakers

Clique no Link abaixo e vejam as fotos;
Album de fotos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nota de esclarecimento: A AFAB e as competições interestaduais.

Caros praticantes e organizadores de Futebol Americano do Brasil,
Tendo em vista a polêmica gerada nos últimos anos por conta de múltiplos campeonatos interestaduais de Futebol Americano no Brasil, a Associação de Futebol Americano do Brasil – AFAB, como representante da IFAF e PAFAF, e como entidade reconhecida pelo Ministério dos Esportes, ressalta seu comprometimento, sem distinção, com todos os campeonatos interestaduais no País.
Trabalhamos árduamente para fornecer a todos os campeonatos a estrutura básica necessária para que estes ocorram com o maior sucesso possível. Desde a formação de árbitros, até a pomoção de palestras para qualificarem os técnicos e jogadores. Vale ressaltar que a AFAB dará sempre todo o apoio para a realização de todos os torneios de forma imparcial.
Porém, a AFAB esclarece que nem ela, nem os órgãos que representa, reconhecem um único como Campeonato Brasileiro de Futebol Americano ou um único Campeão Brasileiro de Futebol Americano. Apesar das características interestaduais da Liga Brasileira de Futebol Americano – LBFA, da Liga Nordestina de Futebol Americano, e do Torneio Touchdown, todos são considerados da mesma e importância para o desenvolvimento do Futebol Americano no Brasil, relevada a história, as perspectivas, a qualidade de jogo e de organização de cada um.
Também, a AFAB recomenda cuidado aos diversos campeonatos interestaduais no uso dos termos “Campeão Brasileiro” e “Campeonato Brasileiro”, pois acredita que estes não traduzem fielmente a situação do esporte no País e induzem à confusão aqueles que não acompanham os campeonatos pelo Brasil.
Por não serem filiados à AFAB, o Torneio Touchdown, a Liga Brasileira de Futebol Americano – LBFA e a Liga Nordestina de Futebol Americano – LINEFA, tem total liberdade para usarem os termos aqui mencionados, mas devem se preocupar com a confusão gerada pela implicação da divulgação de um Campeão Brasileiro ou de um Campeonato Brasileiro. Confusão esta, que presta disserviço aos objetivos da AFAB de disseminar o Futebol Americano no Brasil, promover a transparência do desenvolvimento esportivo e reforçar a credibilidade das nossas instituições.
Por fim, a AFAB conclama os diversos campeonatos, torneios, federações, equipes e amantes do Futebol Americano para unificar o Futebol Americano Brasileiro sob um plano de desenvolvimento comum. Entendendo que tal atitude não pode partir de outros que não os campeonatos em sí, a AFAB oferece total e completo apoio às iniciativas nesta direção, sem nunca abrir mão de seu trabalho em prol do Futebol Americano não competitivo, de base e das outras categorias.
Cordialmente,
Diretoria Executiva
Fonte: http://afabonline.com.br/new/

Calendário Oficial Temporada 2011

Com a confirmação de 12 times na temporada 2011, a Liga Brasileira de Futebol Americano divulga o calendário oficial semana a semana. Divididos em duas conferências Norte e Sul, times lutam para chegar ao Brasil Bowl II
O campeão da Conferência Norte e do Brasil Bowl I, Cuiabá Arsenal recebe o São Paulo Storm na estréia do campeonato no dia 16 de Julho.
Foz do Iguaçu Black Sharks e Santa Cruz do Sul Chacais abrem a Conferência Sul na Semana 2 e o atual campeão da conferência Coritiba Crocodiles recebe o Porto Alegre Pumpkins na Semana 3.
CALENDÁRIO 2011 – SEMANA A SEMANA
SEMANA 1 ( 16 e 17 JUL)
  • STORM @ ARSENAL 18:00 (SÁB)
SEMANA 2 ( 23 e 24 JUL)
  • CHACAIS @ BLACK SHARKS 18:00 (SÁB)
SEMANA 3 ( 30 e 31 JUL)
  • FLUMINENSE @ LOCOMOTIVA 14:00 (SÁB)
  • GLADIATORS @ BROWN SPIDERS 10:00 (DOM)
  • PUMPKINS @ CROCODILES 14:00 (DOM)
SEMANA 4 (6 e 7 AGO)
  • ARSENAL @ SPARTANS 14:00 (SÁB)
SEMANA 5 (13 e 14 AGO)
  • BROWN SPIDERS @ CROCODILES 14:00 (SÁB)
  • GLADIATORS @ PUMPKINS 14:00 (SÁB)
  • ISTEPÔS @ CHACAIS 10:00 (DOM)
SEMANA 6 (20 e 21 AGO)
  • STORM @ FLUMINENSE 14:00 (SÁB)
  • SPARTANS @ LOCOMOTIVA 14:00 (SÁB)
SEMANA 7 (27 e 28 AGO)
  • ISTEPÔS @ BROWN SPIDERS 14:00 (SÁB)
  • CHACAIS @ PUMPKINS 14:00 (SÁB)
  • BLACK SHARKS @ CROCODILES 10:00 (DOM)
SEMANA 8 (3 e 4 SET)
  • ARSENAL @ GLADIATORS 14:00 (SÁB)
  • LOCOMOTIVA @ STORM 10:00 (DOM)
  • FLUMINENSE @ SPARTANS 14:00 (DOM)
SEMANA 9 (10 e 11 SET)
  • CHACAIS @ ISTEPÔS 14:00 (SÁB)
  • PUMPKINS @ BLACK SHARKS 18:00 (SÁB)
SEMANA 10 (17 e 18 SET)
  • BROWN SPIDERS @ FLUMINENSE 14:00 (SÁB)
  • STORM @ LOCOMOTIVA  14:00 (SÁB)
  • CROCODILES @ GLADIATORS 14:00 (SÁB)
  • SPARTANS @ ARSENAL  18:00 (SÁB)
SEMANA 11 (24 e 25 SET)
  • BLACK SHARKS @ ISTEPÔS 14:00 (SÁB)
SEMANA 12 (1 e 2 OUT)
  • LOCOMOTIVA @ FLUMINENSE  14:00 (SÁB)
  • ARSENAL @ BROWN SPIDERS  14:00 (SÁB)
  • SPARTANS @ STORM 10:00 (DOM)
SEMANA 13 (8 e 9 OUT)
  • PUMPKINS @ CHACAIS  14:00 (SÁB)
  • CROCODILES @ ISTEPÔS – 14:00 (SÁB)
  • GLADIATORS @ BLACK SHARKS  18:00 (SÁB)
SEMANA 14 (15 e 16 OUT)
  • LOCOMOTIVA @ SPARTANS 10:00 (DOM)
  • FLUMINENSE @ STORM 14:00 (DOM)
SEMANA 15 (22 e 23 OUT)
  • ISTEPÔS @ GLADIATORS 14:00 (SÁB)
  • BROWN SPIDERS @ PUMPKINS 14:00 (SÁB)
  • BLACK SHARKS @ ARSENAL 18:00 (SÁB)
  • CROCODILES @ CHACAIS 10:00 (DOM)