O Brasil vive um novo momento em seu futebol americano.
Em evento promovido na manhã deste sábado, dia 14 de maio, na sede da Red Bull Brasil, em São Paulo (SP), a Confederação Brasileira de Futebol Americano apresentou a Superliga Nacional 2016, campeonato brasileiro da modalidade. Serão 31 equipes na competição esportiva mais abrangente do país. Serão 26 cidades representadas, em 17 estados. Cuiabá Arsenal e Corinthians Steamrollers abrem as disputas na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), dia 9 de julho, às 18h30 (horário de Brasília).
Para a partida inicial, a expectativa é de quebra de recorde de número de torcedores no estádio para uma partida de futebol americano realizada no Brasil. O número a ser ultrapassado é de 15.197 presentes, registrado em novembro do ano passado, no jogo Cuiabá Arsenal x Coritiba Crocodiles. Além da disputa dentro de campo, reunindo dois dos maiores representantes brasileiros na modalidade, diversas atrações de entretenimento também acontecerão, como shows, praça gastronômica, entre outras.
O modelo de competição da Superliga Nacional de Futebol Americano 2016 será dividido entre primeira fase e playoffs. Na etapa inicial, serão quatro conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul), com dois grupos em cada. As equipes jogam entre si dentro de cada conferência. O primeiro colocado de cada grupo garante vaga nos playoffs, assim como os dois mais bem colocados na classificação geral da conferência. Assim, 16 times avançam aos playoffs. O último colocado de cada conferência será rebaixado para a Liga Nacional, segunda divisão da competição. O Brasil Bowl, a final da Superliga Nacional, será realizado no dia 17 de dezembro, com mando de campo para o finalista com melhor campanha durante a competição.
"Vivemos um verdadeiro marco na história do futebol americano no Brasil no dia de hoje. Teremos o maior campeonato da modalidade no país, que vai mobilizar milhares de atletas e fãs. Com a Superliga Nacional, vamos fortalecer nossas equipes para que tenhamos uma competição com um nível ainda maior, em evolução, assim como acontecerá com a Seleção Brasileira e todo o desenvolvimento do esporte por aqui", comemorou Guto Sousa, presidente da CBFA.
Ranking, aplicativo e mais novidades
Ainda no evento, a diretoria da Confederação anunciou mais novidades. A Red Bull Brasil estará com a CBFA em diversas ações ao longo da Superliga Nacional. A empresa é apoiadora e incentivadora do futebol americano no Brasil. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, a entidade está em processo de desenvolvimento de projetos para beneficiar a prática da modalidade no país. A informação foi anunciada pelo próprio secretário José de Lourenço Messina, presente na apresentação.
Para valorizar cada conquista das equipes, a CBFA lançará, na próxima semana, um ranking com todas as agremiações que disputaram uma competição oficial nos últimos seis anos. A atualização do novo ranking será feita anualmente.
E com foco em informar ainda melhor os amantes da modalidade e conquistar novos fãs, um aplicativo será lançado em julho. Através da nova plataforma, os interessados receberão notícias sobre o esporte, participarão de maneira interativa dos campeonatos da CBFA e poderão concorrer a prêmios em ações promocionais.
"Hoje, o futebol americano é dono de uma comunidade muito grande no Brasil. São fãs apaixonados, e quem pratica a modalidade é igualmente ou até mais apaixonado. Nossa missão é massificar e estruturar as bases para termos uma competição forte, um campeonato de alto nível técnico. Fora de campo, nossa missão é apresentarmos o futebol americano de uma maneira sólida, moderna e inovadora ao grande público", explicou Fernando Fleury, diretor de marketing da entidade.
Sobre a CBFA
A Confederação Brasileira de Futebol Americano existe desde 2013, em substituição à Associação Brasileira de Futebol Americano (AFAB), fundada em 2000, e é responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no Brasil, no papel de instituição máxima sobre o futebol americano no país. A CBFA é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e também a responsável pelas modalidades flag football e beach football, assim como pelo campeonato nacional e pelas seleções brasileiras de futebol americano. Guto Sousa é o atual presidente, à frente da instituição na gestão do biênio 2015-16.
Matéria recebida da Interset Marketing Esportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário