sábado, 12 de novembro de 2016

Conheça a história de uma das mais fanáticas torcedora do Futebol Americano do Brasil.


Gleice De Moura

Veja as loucuras que ela já vez por este esporte.

Conheci o Futebol Americano através de um professor da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) na década de 90 e através dele virei fã do 49ers. 
O Futebol Americano em Manaus eu conheci em 2009, quando eu soube de um jogo entre o Cavs e Black, no estádio Vivaldão, onde hoje é a Arena da Amazônia, mas só fui assistir um jogo em 2012, quando um amigo me convidou, foi quando eu fiquei fã no Cavs, nessa época havia 4 times em Manaus. 


Em 2013 e 2014 eu não perdi nenhum jogo do Cavs realizado em Manaus (eu estando na cidade).
Em 2014 eu já acompanhava o Futebol Americano Nacional através das redes sociais e decidi assistir a um jogo e escolhi Flamengo F.A. X Vasco da Gama Patriotas, por considerar que seria o jogo entre as 2 melhores equipes naquele momento. 
Antes disso eu já possuía alguns ídolos nesse esporte, sendo o Talyson "Katolé" em Manaus e o Gerson "Polamalu" e o Bruno "Sapo" no cenário Nacional. 
Nessa 1ª viagem eu sai de Manaus para São Paulo, depois São José dos Campos e de lá para o Rio de Janeiro até chegar à Ilha do Governador, onde seria o jogo. 


Depois do jogo criei coragem e pedi fotos com os atletas, dentre eles o Sapo, aposentado dos gramados esse ano. 
Em 2015 fui para Santa Catarina e lá conheci os atletas do São José Istepôs e acompanhei o time durante 2 meses em jogos, treinos e reuniões. 
Viajei com o time, junto com algumas torcedoras (namoradas e esposas de atletas), para Criciúma e pra Blumenau, na Final do Catarinense de 2015
Esses 2 meses considero a experiência mais incrível da minha vida, pois pude ver conviver (e tietar, claro)com alguns dos melhores atletas do país (Gerson, Zanon, Thiago "Puba", Torquato e JP (João Paulo Ramos) etc. 


Na final do Catarinense de 2015 eu vi o T-Rex jogando pela primeira vez, estando na torcida do São José Istepôs, e fiquei impressionada! Prometi que o próximo que eu iria assistir seria um jogo deles. 
Fiquei acompanhando nas redes sociais o calendário dos jogos e escolhi Flamengo F.A. X T-Rex, no Rio de Janeiro, por considerar o melhor confronto, e fui! 
Sai de Manaus para São José dos Campos em SP, pois não conhecia ninguém no Rio pra me dar algum suporte. Sai de São José dos Campos no ônibus de meia noite a amanheci no Rio. Me informei sobre como chegar à Ilha do Governador de ônibus e, por volta das 10 horas sai da rodoviária Novo Rio pra lá. 


Ainda em Manaus eu entrei em contato com o Mauricio (Rex) pedindo ajuda para conseguir as fotos com o time, porem, como ele não estaria lá, pediu pra eu procurar o presidente (Rick). Consegui também que outro atleta comprasse uma camisa do T-Rex e levasse para o estádio. Como só havia camisa enorme para vender naquele momento, levei uma tesoura pra cortar a camisa, o que fiz ali mesmo no estádio, antes de vestir. Em troca desse favor eu levei para estádio um bolo de cenoura com cobertura de chocolate que minha irmã fez lá em São José dos Campos, ou seja na minha mochila constava uma tesoura e um bolo de cenoura hahahaha. 
Eu soube depois que esse bolo nem saiu do estádio. 
Essa foi uma experiência que nunca vou esquecer! Como cheguei muito cedo, fiquei na grade, o mais próximo possível do campo e acompanhei desde a chegada do ônibus com o time até a entrada deles em campo.


A torcida do Vasco da Gama Patriotas foi chegando e a organizada ficou onde eu estava. Fui chegando mais para o lado, mas me recusei a sair daquela posição e também me recusei a ficar calada quando o jogo começou.
No início a torcida foi um pouco hostil, mas depois me ignoraram hahahaha.
Quando o jogo terminou fui pro campo e dei de cara com o Coach do Vasco da Gama Patriotas e pedi uma foto, mas ele recusou. Claro que entendi, mas fiquei super constrangida hahahaha, por isso tenho muito receio de me aproximar dos times quando eles perdem, mesmo querendo muito conhecer e tirar fotos com os atletas.


Mas o T-Rex compensou tudo, pois os próprios atletas se juntaram para tirar aquela foto histórica comigo. A recepção deles valeu todo o esforço que eu fiz pra chegar ali.
Em Manaus eu treinei com o time feminino de flag 5x5 do CAVS, mas nunca cheguei a disputar uma partida oficial, pois ficamos sem Coach e o time acabou. 
Hoje eu tenho um grande carinho pelo time feminino do Raptors, pois a maioria das meninas do Cavs foi pra lá. 
Pra qual time eu torço no Brasil... Istepôs e Rex
Torcia no Torneio Touchdown para o T-Rex e no Catarinense para o São José Istepôs


São José Istepos não jogava Torneio Touchdown, mas o que gosto mesmo é de assistir um bom jogo. Até mesmo um jogo ruim eu gosto de ver hahahaha. 
Também dou muito valor às amizades que fiz e continuo fazendo nesse meio. Grande parte dos motivos de eu voltar a Santa Catarina são as amizades que fiz aqui.
Quanto aos atletas... sou fã de qualquer atleta que se disponha a jogar Futebol Americano nesse país, pois sei que fazem isso a um custo altíssimo e não me refiro somente a dinheiro.

Admiro, em especial, os atletas do T-Rex, pois todos jogam num altíssimo nível, mas em todos os times tem aqueles que eu admiro, que eu gosto de ver os vídeos e os highligths. Porém daqueles que eu conheço ou sigo nas redes sociais, eu sempre gosto de acompanhar os seus esforços, seus treinos, gosto de ler sobre as suas experiência, suas superações relacionadas ao esporte. Sou fã mesmo! São meus ídolos e se eu pudesse teria fotos com todos. 
Uma coisa que me entristece e ver atletas parando de jogar sem nenhum reconhecimento. Talvez apenas de seus próprios times, e isso por um tempo, pois com as constantes renovações ou com a extinção destes, a história e o esforço dos atletas cai no esquecimento. 
Uma coisa que me incomoda é o ciúme das namoradas/esposas dos atletas. Alguns se recusam a tirar fotos comigo por causa delas. Só queria que entendessem que nenhum atleta nunca me desrespeitou. Jamais mesmo, e que nunca extrapolei o limite do esporte. 
Sou fã do esporte e do atleta e não uma "Maria Pad" ou uma aventureira.
Vou assistir T-Rex X Crocodiles e pretendo assistir o Brasil Bowl

Meu sonho é assistir um jogo da seleção brasileira e, se possível, tirar fotos com eles. 
Quero um dia olhar essas fotos e lembrar da história dos times e de cada um desses atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário