quinta-feira, 16 de junho de 2011

A LIGA

Chegamos a mais uma temporada da Liga Brasileira de Futebol Americano com a certeza de que enfrentaremos enormes desafios em 2011. A Liga está mais madura, com novas equipes e novos dirigentes. Nossos ideais continuam fortes e são eles que unem as 12 equipes que participarão da temporada. São equipes experientes, que já possuem um papel importante na história do Futebol Americano no país e que contam com administradores que batalham diariamente para o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Aproveito para começar explicando o porquê da adoção da alcunha “A Liga”, para definir o torneio da LBFA: o termo exprime a essência do que buscamos ser como grupo, onde o coletivo, o esporte, o bem comum e o senso de democracia se sobressaem frente a qualquer desejo ou posicionamento pessoal. Mais do que um nome, uma definição ou um talento, buscamos expandir nossa ideia de coletividade e nada melhor do que adotar um nome onde deixamos claro que somos apenas “A Liga”.
Buscamos sempre o pioneirismo, como fez o Curitiba Brown Spiders, que nesse ano comemora 10 anos de existência. Trata-se de uma referência brasileira no esporte, já que foi uma das equipes pioneiras no País na adoção do uso de equipamentos completos. Quando muitos times nasciam e começavam a se organizar para atuar sem qualquer proteção, os paranaenses tomavam a decisão de treinar e jogar apenas o verdadeiro futebol americano.
Acreditamos na inovação dos preceitos que ligam o futebol americano ao futebol tradicional, como mostraram os curitibanos do Crocodiles, que deixaram de lado o nome Barigui para atuar como Coritiba, trazendo para campo um modelo de gestão inovador quando o assunto é a união de marca dos dois esportes. Com organização e gestão diferenciados, o Crocodiles foi a primeira equipe brasileira a disputar uma partida internacional. Os títulos do Paranaense e da Conferência Sul da LBFA 2010 mostram que trabalho sério, organizado e dedicado, dá resultados.
Valorizamos a criação de novos centros esportivos do esporte, onde a união de apaixonados pelo futebol americano e uma cidade podem fazer de um time uma referência nacional. Foi o que aconteceu no oeste do Paraná, onde o Foz do Iguaçu Black Sharks se tornou a referência esportiva de jovens, crianças e adultos. É deles uma das melhores médias de público do Brasil, na casa dos milhares, verdadeiro feito para um esporte ainda pouco difundido em terras tupiniquins.
Lutamos para expandir a cultura dos quatro cantos do Brasil e mostrar que o esporte é americano apenas no nome, como faz o Porto Alegre Pumpkins. A irreverência no nome contrasta com a seriedade da equipe, bicampeã gaúcha e uma das gratas surpresas da Temporada passada. Com uma hospitalidade ímpar, garra e muito respeito, eles conquistaram a admiração de todas as equipes que visitaram Porto Alegre em 2010. E repetirão isso no ano que segue, agora mais experientes e muito mais perigosos dentro de campo.
Acreditamos nas surpresas positivas vindas dos lugares mais inusitados, e que demonstram a força do esporte, como a que surge na pequena cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Os Chacais se preparam para ser a grande surpresa da temporada 2011. Uma equipe ainda desconhecida dentro de campo para a maior parte do Brasil, mas que tem mostrado nos bastidores a força da organização. Sabendo que a organização é um dos pilares das equipes bem sucedidas no país, eles caminham a passos largos para surpreender.
Foco no crescimento como entidade e não apenas como time. Nós cremos nisso e o São José Istepôs também. Eles trabalham forte na região metropolitana de Florianópolis e no estado para manter a liga catarinense como um dos melhores campeonatos do Brasil.
Santa Catarina é o estado que também abriga a primeira equipe do país, o Joinville Gladiators, a fazer um trabalho pioneiro com o seu Centro de Formação de Atletas. Funcionando como uma empresa, gestores profissionais, metas, patrocinadores e, acima de tudo, muita determinação, a equipe é uma das principais forças da LBFA e certamente brigará pelo título.
Cuidamos para que a tradição leve o nome da LBFA a frente, como bem faz o time que é considerado por muitos a equipe mais forte do Brasil, o Fluminense Imperadores. Eles reúnem a nata do Carioca Bowl, que está na sua 12ª edição, e é o campeonato mais antigo do país. O título nacional em 2009 e a melhor campanha da fase regular da Temporada passada, os credenciam ao posto de destaque no futebol americano nacional, também graças ao trabalho de uma das melhores comissões técnicas do Brasil.
Mesma tradição que também se encontra na capital paulista, com o São Paulo Storm, que engrossa lista de exemplos de que com uma gestão séria e comprometida, é possível fazer a diferença no esporte brasileiro. Considerada uma das principais forças nacionais da modalidade, a Tempestade, como é carinhosamente chamada pelos fãs, foi pioneira no uso de equipamentos em São Paulo, base da Seleção Paulista de 2009, que conquistou o primeiro título brasileiro de seleções estaduais, e tem na sua comissão técnica uma força muito grande, com grandes conhecedores do esporte.
Da mesma terra da garoa, junta-se à LBFA o time que foi criado para ser nada menos que uma referência no esporte, o São Paulo Spartans. O lema que carregam como estandarte “Honra, Glória e Vitória” faz com que eles se encaixem perfeitamente aos preceitos que acreditamos na LBFA, e é de se esperar que a já experiente equipe mostre força para ser uma das candidatas ao título da Conferência Norte.
Acreditamos no planejamento como ferramenta de sucesso, como demonstram os mineiros do Locomotiva, a melhor equipe daquele estado. Ao planejamento aliam a criatividade para solucionar os problemas que o esporte ainda enfrenta no Brasil, como mostraram na colaboração para criação dos primeiros equipamentos nacionais de proteção e treinamentos. A equipe que começou o ano com um título, ao conquistar o Desafio do Triângulo, já mostrou a que veio para o ano.
Manter o título conquistado em 2010 é o grande objetivo do Cuiabá Arsenal. A equipe é conhecida, e reconhecida, no País pela qualidade administrativa e pelo nível de organização dos eventos em casa – fama esta construída graças ao tradicional Pantanal Bowl. Com uma das maiores bases de fãs da LBFA e uma nova comissão técnica para 2011, os cuiabanos fazem uma preparação especial para a Temporada 2011, prontos para chegar fortes para a disputa do título.
É assim que iniciamos 2011. É um ano muito especial para o futebol americano praticado no Brasil, já que o esporte já não é mais apenas um evento curioso que nunca aconteceu. Temos certeza de que o público que for aos campos acompanhará confrontos equilibrados e de qualidade, já que o intuito da LBFA é oferecer aos fãs uma competição sem comparação, dentro e fora de campo. Esse é nosso maior desafio. Afinal, o maior vencedor é o esporte, seja lá o título que se dê a quem levanta a taça.

Orlando Junior, presidente da Liga Brasileira de Futebol Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário