terça-feira, 26 de junho de 2012

Árbrito Marcelo Sampaio fala da final do SC BOWL 2012.


A algumas semanas atrás havia recebido e prontamente aceitei o convite do Presidente da Federação Catarinense de Futebol Americano, meu amigo Romenito, para ministrar uma clínica e participar da equipe de arbitragem da final do Campeonato Catarinense de 2012.
Cheguei a Corupá cedo e, após a clínica nos dirigimos ao campo do Corupá Buffalos que fica dentro de um bonito seminário. Sol forte e campo castigado pelas chuvas das últimas semanas. De cara como árbitro notei que a montagem do campo foi muito bem feita. Defendo a ideia que a federação adota de dar uma pequena margem de erro para as dimensões do campo.
Mas o mais importante é o que estava para vir. Quando o público chegava percebi que boa parte eram de crianças, jovens, pais e filhos juntos para se divertir na tarde de domingo. Acho que esse é o caminho do futebol americano no Brasil. Trazer esse público que gosta de esporte e que não tem mais coragem de ir aos estádios de futebol por conta da violência. Lá pais e filhos participaram da festa e o mais importante: Consumiram, beberam e comeram, compraram camisas do buffalos, assistiram a um belo jogo com direito a narração de boa qualidade e os comentários do meu amigo Boing e até Show do
Intervalo!!!

O jogo foi com certeza o mais emocionante que eu já vi. Bastante truncado no início uma vez que as equipes se conheciam bastante mas com um show de TDs e belas jogadas no segundo tempo. Posso garantir aqui que a qualidade do FA em Santa Catarina é alta e vai dar muito trabalho aos times brasileiros no segundo semestre. E um ponto que facilita bastante a qualidade das equipes é a comissão técnica de pessoas inteligentes e que, não sendo jogadores mais, podem ajudar a equipe de outras formas. Dava para perceber claramente que os dois times mudavam seu estilo de acordo com o adversário o tempo todo. E tudo acontecia por conta dos olhares atentos dos técnicos durante a partida que analisavam o adversário e faziam modificações rápidas em suas equipes.
Resumindo fiquei muito bem impressionado tanto com o FA apresentado como com a organização da final. Muito bonito o lugar, público notável (provavelmente o maior em competições estaduais), equipes de excelente qualidade e um jogo disputado até o final.
Ahhh, quando estava indo embora do campo estavam chegando 2 carros de bombeiro. Será 
que houve desfile da equipe? Marcelo houve desfile pelas ruas da cidade de Corupá.


Parabéns Buffalos pela conquista e pela organização. Parabéns à Federação Catarinense e principalmente parabéns ao público que lotou o seminário.

Texto: Marcelo Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário