Muito se diz sobre a AFAB não fazer nada, não batalhar pelo esporte e etc.
Por isso, gostaríamos de apresentá-los objetivos e ações tomadas ao longo dos anos de 2009 e 2010 e informá-los que, por determinação do atual diretor executivo, as ações são apresentadas aos diretores para debate, mas a divulgação para o público em geral não é feita até estar tudo certo e não gerar decepção (como ocorreu com os jogos da seleção masculina de 2009 e 2010, cancelados em cima da hora por nossos adversários).
1- Tornar a AFAB uma Associação Nacional
· Em janeiro de 2009 foi eleita uma diretoria com representantes de todos os associados: Diretor e vice-diretor executivos do RJ, diretor de Marketing de SP, diretor de comunicação do MT, membros do conselho fiscal de SC e PR.
· Infelizmente durante o ano de 2009, por motivos pessoais, o Diretor de Marketing pediu afastamento de seu cargo deixando-o com vacância temporária e o Diretor de Comunicação, em parte de 2010, teve suas atividades reduzidas por motivos pessoais e profissionais.
· Em virtude dos fatos citados acima, as atividades referentes a diretoria de Marketing foi assumida, ainda que não com a qualidade desejada, pelos demais diretores.
2 – Criar uma Confederação Brasileira de Futebol Americano
· Com intenção de aumentar a visibilidade do esporte junto aos entes esportivos nacionais e a mídia em geral, a AFAB durante o II Torneio de Seleções (Abril de 2010) reuniu-se com as federações presentes e votou em AGO (Assembléia Geral Ordinária) o pedido de criação de uma Confederação Nacional.
· Aprovado o pedido com unanimidade, a AFAB deu entrada no pedido de registro dos nomes (Confederação de Futebol Americano do Brasil – CBFA e Confederação de Futebol Americano do Brasil – CFAB) nos órgãos competentes;
· Estamos no aguardo de uma posição legal sobre a utilização dos mesmos para registro dos mesmos em aditivo aos já existentes no estatuto.
3 – Reconhecimento Internacional
· No cenário internacional a filiação a PFAF e a IFAF colocaram a AFAB como representante do Brasil frente ao mundo do Football, enquanto no cenário nacional foi alcançado o reconhecimento junto ao Ministério dos Esportes. Existe ainda um constante movimento para o reconhecimento junto ao Comitê Olímpico Brasileiro.
· Visando garantir os interesses do Brasil esta direção foi sempre ativa nas Assembléias, congressos e encontros agendados pela IFAF e PFAF (apesar de todas as despesas serem pagas pela pessoa física de seus diretores).
· Tal trabalho gerou enormes frutos para a AFAB, uma vez que seu vice-diretor executivo foi eleito Presidente do Comitê de Competições da PAFAF e da América do Sul, sendo responsável pelo gerenciamento das competições nas Américas, como por exemplo, Campeonato Sul Americano de clubes e de seleções, torneios de Flag etc. e seu diretor executivo foi eleito para o Conselho Disciplinar da IFAF, sendo responsável pela criação de um código disciplinar internacional.
4 - Desenvolvimento do Esporte
· Esta batalha é travada em três grandes fronts: ensino e formação de técnicos e árbitros, fortalecimento das entidades estaduais e apoio aos torneios, ligas e campeonatos que possam trazer a expansão e fortalecimento do FA.
· Iniciado em 2009 e tendo como objetivos principais: fortalecer o Football Full Pad, servir de local de observação dos melhores atletas para formar a seleção brasileira e campo de treino para a arbitragem o Torneio Inter-estadual de Seleções I e II conseguiram atingir seus objetivos, se mostrando o local ideal para troca de experiência, observação da evolução do esporte;
· Como em qualquer esporte a base para o desenvolvimento é a formação de profissionais cada vez mais preparados dirigir, treinar e formar equipes. Com foco nesse objetivo a AFAB juntamente com IFAF e a SAB Esportes idealizaram o AFAB Coaching Season será realizado em abril de 2011.
· Este evento, o primeiro do seu tipo no Brasil, trará dois técnicos dos USA para iniciar um processo de formação de técnicos brasileiros num projeto semelhante ao desenvolvido por tantos outros esportes de sucesso internacional (judô, ginástica olímpica...)
· Importantíssimo mencionar ainda que esse projeto, desenvolvido e apresentado de forma profissional para a IFAF, recebeu pelo IFAF Education Development Program (EDP), um incentivo financeiro para viabilizar sua realização, após concorrência com Federações do mundo todo.
· Em um trabalho nem sempre compreendido pelas equipes, a AFAB, procura endereçar todas as demandas locais para as entidades estaduais buscando fortalecê-las, pois entende que só com entidades estaduais fortes poderemos garantir um espaço permanente e de desenvolvimento constante para o nosso esporte.
· Em uma mostra de desenvolvimento, dois árbitros serão indicados para o plantel da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF). Após análise curricular a ser realizada pela Federação Internacional, um deles provavelmente será convocado para arbitrar o Campeonato Mundial de Seniores a realizar-se em 2011.
5 - Seleções Brasileiras
· Depois do primeiro jogo no Uruguai foram estruturados dois jogos internacionais um em 2009 (contra o próprio Uruguai) e outro em 2010 (contra a Argentina);
· Ambos foram desmarcados por nossos adversários em período inferior a 02 meses da data agendada. Em face da frustração gerada pela não realização das partidas, decidimos que só nos envolveríamos novamente em partidas oficias da PAFAF ou IFAF onde os times têm obrigações estatutárias a cumprir (exemplos dessas partidas seriam o Campeonato Sul Americano em desenvolvimento, jogos amistosos entre America do Sul e America central e do norte, etc.)
· No tocante ao Flag Football a AFAB foi convidada a participar do mundial. O projeto de convocação e envio da seleção de Flag foi endereçado ao Estado de SP que, infelizmente, não conseguiu levantar fundos para participar do evento no Canadá;
· No Futebol Americano Feminino, a seleção foi convocada porém, não conseguiu levantar verbas para representar o Brasil na Suécia;
· Vale mencionar ainda que tais eventos irão se repetir em 2012 e 2013 respectivamente e já existe um trabalho inicial de precificação e valoração de custos e captação de patrocínio em andamento.
6 - Administração da entidade
· Visando facilitar e controlar seus processos de pagamentos de mensalidades, recepção de possíveis recursos de patrocínio, etc. foi aberta uma conta bancária no Bradesco em nome da AFAB. Vale mencionar que, anualmente, o demonstrativo financeiro da conta estará disponibilizado aos membros da associação;
· Constantemente a AFAB realiza testes com softwares de vídeo conferências com a finalidade de facilitar e viabilizar reuniões entre os membros da diretoria e entre associados (dentre as ferramentas testadas podemos citar o Skype, CloudMeeting etc), bem como a locação de salas profissionais de vídeo conferências;
· A Diretoria de Comunicação criou ferramentas oficiais de mídia social (Twitter e Blog) e o site oficial teve seu formato modernizado, passando a ter uma área de comentários para notícias e a capacidade de promover votações (esta última ainda em fase de implantação).
· Manutenção da Associação às entidades internacionais (IFAF – 100 Euros e PAFAF – 500 dólares) através de pagamentos dentro dos prazos devidos, ainda que realizados pelas pessoas físicas dos diretores.