REGULAMENTO DO TORNEIO ENDZONE DE FUTEBOL AMERICANO FEMININO
DIRETORIA DE PROJETOS
2014
1. APRESENTAÇÃO
O Torneio Endzone de futebol americano feminino busca consolidar e incentivar a modalidade no país.
O Torneio é proposto pela Liga Feminina de Futebol Americano (LIFEFA).
O Torneio será aberto a qualquer equipe feminina de futebol americano, após filiação na LIFEFA.
2. DAS INSCRIÇÕES
O período de inscrições das equipes é do dia 13 de janeiro até 28 de fevereiro de 2014.
O prazo para as inscrições das atletas será entre os dias 01 de março até 31 agosto de 2014.
Para esta deverá ser preenchida uma ficha com o nome completo da atleta, idade e número do documento de identidade.
O representante da equipe deverá preencher a ficha de cadastro junto ao termo de concessão de imagens (anexo) assinar, escanear e enviar para o e-mail torneioendzone@outlook.com
Encaminhar também a Logo da equipe.
O pagamento da inscrição para as equipes será no valor de R$300,00. Os valores pagos serão para custear a premiação do Torneio entre outros custos do evento. Neste primeiro Torneio, o pagamento da inscrição permite a filiação na LIFEFA.
O número mínimo de atletas inscritos por equipe será de 18 e o máximo de 70. Será permitida a inscrição de atletas a partir de 15 anos completo. Os menores de idade serão inscritas mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Será necessário atestado médico comprovando a aptidão para realização de atividade física de cada atleta para participação dos jogos que deverá ser enviado no ato da inscrição das altetas.
3. DOS JOGOS
Os jogos classificam-se em Temporada regular, onde todas as equipes se enfrentarão e a Final.
A temporada regular acontecerá nos meses de maio, junho, agosto e setembro. A final está prevista para 22 de novembro de 2014.
Só poderá participar do jogo final as atletas que participaram de no mínimo uma partida na temporada regular. Só poderão participar dos jogos, as atletas inscritas no Torneio.
Para cada partida, as equipes deverão encaminhar uma relação das atletas que jogarão com até 48 horas antes do horário marcado para o início do jogo.
As equipes deverão entregar a ficha dos atletas e da comissão técnica em até 48 horas antes da partida. Esta data deverá ser respeitada para que as informações sobre as equipes sejam passadas para a imprensa, além do controle para o jogo. As atletas deverão apresentar documento de identidade uma hora antes do início da partida para o delegado.
Os jogos acontecerão aos finais de semana, sendo acordado entre as equipes, com mediação da organização, o melhor dia e período até final de março, quando será a montada a tabela do Torneio. No entanto, mudanças podem ser feitas desde que não prejudique as datas dos jogos na temporada regular.
Os times deverão cumprir o horário para o início da partida. Serão tolerados 15 minutos de atraso. Caso a equipe não compareça, a vitória será automática para o time presente. A equipe ausente deverá para uma multa no valor de R$ 3.000,00 e perderá três pontos na tabela. A ausência desta dará vantagens em caso de desempate para a equipe presente.
4. DA PONTUAÇÃO
O torneio será organizado por pontos corridos, onde todas as equipes se enfrentarão. As duas equipes com maior número de pontos se classificam para a final.
Quanto à pontuação:
Cada vitória valerá três (3) pontos.
O empate valerá um (1) ponto.
Nada se pontua com a derrota.
Caso haja empate para a classificação final, o critério para o desempate será por número de Touchdowns marcados.
As regras serão a da NCAA, podendo ser obtidas no link:
5. DAS SEDES DOS JOGOS
Para sediar um jogo a equipe deverá preencher termo de compromisso (anexo C) comprometendo-se a seguir as recomendações abaixo:
- Oferecer um campo nas condições propostas pelas regras NCAA;
-Oferecer alojamento para a equipe visitante;
- Oferecer equipe médica para atendimento de urgência e ambulância no local do jogo; O jogo só poderá iniciar mediante a presença da ambulância e sua equipe;
- Oferecer um delegado e no mínimo cinco (5) árbitros regulamentados e uniformizados, com árbitros filiados as federações;
- As equipes mandantes dos jogos deverão disponibilizar na lateral de campo 100 litros de água para cada equipe e 20 litros para os árbitros; - As equipes que sediarão deverão filmar as partidas e disponibilizar a filmagem para todas as equipes até uma semana após o jogo;
- Responsabilidade da digitalização da súmula e demais documentos referentes à partida.
- Juntamente com a diretoria de comunicação da LIFEFA divulgar o evento.
Observação: não será obrigatório o pagamento da entrada no jogo, caso haja a cobrança, o valor arrecadado será destinado para que a equipe sede custeie os gastos do evento.
O jogo da final será na “casa” da equipe classificada em primeiro lugar. Caso a equipe não tenha condições ou não queira sediar o jogo, deverá assinar uma declaração, abrindo mão de sediar o jogo e o segundo classificado assumirá a sede.
6. COMISSÃO DISCIPLINAR
A composição da comissão disciplinar deverá ser por um membro da diretoria de cada equipe inscrita. Este membro deverá ser indicado no ato da inscrição.
A comissão julgará os atos narrados na súmula de cada partida e aplicará sanções que podem ser desde suspensão do atleta de jogos a expulsão do mesmo no Torneio.
A comissão utilizará para a análise do caso a súmula e vídeo da partida.
7. DA TABELA DOS JOGOS
A tabela dos jogos será divulgada depois de finalizado as inscrições das equipes e definição dos locais sedes.
O torneio será realizado entre os meses de maio a novembro deste ano, com recesso em junho e julho devido a Copa do Mundo de Futebol.
FICHA DE INSCRIÇÃO DA EQUIPE NO LINK ABAIXO:
Imagem e fonte: https://www.facebook.com/liga.lifefa?fref=ts