Há exatamente um ano, um vídeo de 43 segundos lançado no Facebook chamou a atenção de muita gente que curte o futebol americano. Era um domingo, 15/03/2015, quando Amanda Rodrigues publicou um vídeo mostrando um pouco do seu treinamento de drills de futebol americano.
Clique na imagem abaixo
e vejam o vídeo
Até aí tudo bem, já que vários times de futebol americano feminino também postam vídeos de treino. Mas o que mais impressionou foi o desabafo juntamente com a determinação da garota, que iniciou sua publicação da seguinte forma: “Domingo, em vez de descansar eu decidi fazer algo diferente. Começar a treinar as bases do futebol americano sozinha”. Em sua publicação Amanda enfatiza que, apesar das dificuldades, a modalidade já é uma realidade no Brasil, e desapontada destacou a ausência de um time feminino em Santa Catarina.
Na época, o vídeo foi visualizado por mais de 2.700 pessoas em apenas 24h de publicação (hoje já são mais de 9mil visualizações). Amanda confessa que não esperava tanta repercussão e comenta “aquele primeiro vídeo teve uma repercussão fora do normal. Eu não esperava por isso, ainda mais da maneira que as pessoas reagiram. Achei que todos iriam só achar “legal”. Mas não, e eu fiquei realmente surpresa! Teve gente do Brasil todo compartilhando o vídeo e apoiando a minha iniciativa”.
Após esse primeiro vídeo, Amanda manteve publicações mostrando um pouco dos exercícios praticados nos treinos. Com o tempo, e com o apoio massivo de vários fãs do esporte, foram surgindo novas personagens em cena. “De lá pra cá eu continuei me dedicando todo final de semana. E nesse tempo todo só treinei sozinha mesmo por mais 2 vezes. Comecei a treinar com mais uma menina, depois mais uma, depois mais cinco, e agora temos um time. É incrível o que aconteceu de um ano pra cá”, comenta. Em 7 meses elas conseguiram formar um grupo com 13 jogadoras.
Depois de quase um ano, no dia 24 de fevereiro de 2016, foi criado o primeiro time de flag de Timbó (SC). O Timbó Rex (T-Rex) lançou a equipe ‘Reds’ que corresponde à equipe feminina de flag 5×5. Hoje as Reds somam 25 meninas, que treinam juntas os ensinamentos teóricos e práticos da modalidade, sob as orientações do treinador Clair José (que também é Running Back do Timbó Rex).
Desde o lançamento daquele primeiro vídeo, Amanda foi incentivada por vários atletas e fãs do futebol americano a não desistir do sonho de poder treinar e jogar em um time feminino e tudo não seria possível se não fosse por tamanha dedicação e amor ao esporte. Hoje, Amanda pode dizer que teve um sonho realizado e finaliza: “Temos um time que está estruturando suas bases, temos a parceria e o apoio do atual Campeão Nacional, o T-Rex, e muitos projetos à vista. E o melhor de tudo: somos uma família. Elas acreditaram nesse sonho junto comigo, e agora somos todas REDS”.
Fonte: Nathalia Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário